Blog do UNASP

O que são habilidades socioemocionais e a importância delas na carreira

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Entenda como as habilidades socioemocionais podem influenciar o seu futuro profissional e saiba o que fazer para desenvolvê-las da maneira correta.

Por muito tempo acreditou-se que o ser humano se desenvolvia apenas e exclusivamente a partir do que era ensinado em conteúdos nas salas de aula. Ou seja, era como se as pessoas não pudessem aprender através do seus próprios sentidos e sentimentos. Porém, desde que as habilidades socioemocionais passaram a ser compreendidas como parte do desenvolvimento humano, isso tem mudado.

Isso quer dizer que a inteligência emocional passou a fazer parte de intensas pesquisas, estudos e avaliações. Assim, os sentimentos e emoções têm recebido a atenção de educadores, psicólogos e outros profissionais empenhados em desenvolvê-la da maneira correta, causando uma transformação positiva na sociedade.

Hoje, já há um consenso que as habilidades socioemocionais são essenciais em todas as atividades humanas. Impactando, inclusive, diretamente no presente e no futuro profissional de cada indivíduo.

Por esse motivo, torna-se extremamente necessário entender de que maneira as habilidades socioemocionais podem atuar sobre a trajetória da sua carreira. Além disso, compreender suas possibilidades de desenvolvimento e aprimoramento no dia a dia. Afinal, compreender essas habilidades é uma maneira de conhecer a si mesmo e buscar melhores resultados; não só no mercado de trabalho, mas também na vida pessoal.

Vamos conversar um pouco mais sobre o assunto?

Definindo as habilidades socioemocionais

Ainda não existe um consenso sobre as definições sobre o que são ou quais são as habilidades socioemocionais. Na verdade, há muitos estudos apresentando definições diferentes. No entanto, as habilidades socioemocionais são compreendidas, de maneira geral, como a nossa capacidade de conseguir olhar para dentro.

Ou seja, é um trabalho de autoconhecimento e autorregulação, para saber o que é importante para cada um como pessoa. Além disso, é também analisar nossa relação com o outro – como me comunico e me relaciono socialmente para tomar as melhores decisões não só para mim, mas para o mundo. 

O objetivo de desenvolver boas habilidades socioemocionais é construir melhores indivíduos, melhores profissionais e melhores cidadãos. Mas como isso pode influenciar diretamente minha carreira profissional?[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

A importância das habilidades socioemocionais para a carreira

Geralmente o próximo passo após a formação na faculdade é conseguir um emprego, embora muita gente já trabalhe desde muito antes. Entretanto, a vida adulta é marcada por diversas responsabilidades, dentre elas, o exercício profissional. Uma profissão e uma carreira irão acompanhar-nos durante toda a nossa vida; uma responsabilidade que dura muito anos e que requer aprimoramento, aprendizado e amadurecimento. Entrar nela, a carreira, tendo consciência das suas habilidades e também da necessidade de desenvolver-se na área socioemocional, já é um grande e importante passo.

De certo, para o começo da carreira, as pessoas se capacitam profissionalmente por meio da formação acadêmica, seja através dos cursos técnicos, graduação ou pós-graduação. Porém, essas qualificações não garantem o sucesso em nenhuma profissão. Ou seja, além da formação, o percurso de qualquer carreira envolve necessariamente outras habilidades.

Isso quer dizer que além de dominar conhecimentos e técnicas inerentes à área de formação, é imprescindível que o profissional seja capaz de gerir seus sentimentos e emoções a fim de regular seus comportamentos e alcançar seus objetivos.

Outro ponto necessário a comentar, é sobre a importância do manejo equilibrado e oportuno das relações com os colegas de trabalho e outras pessoas envolvidas no ambiente profissional, por exemplo.

Portanto, é por meio do desenvolvimento e da prática das habilidades socioemocionais que o profissional terá melhores condições de identificar, gerenciar e solucionar problemas relacionados aos seus próprios afazeres e ao trabalho em equipe.

Lembre-se: as competências e habilidades socioemocionais são desenvolvidas e são ainda extremamente úteis para o planejamento, organização, tomada de decisões, ação e foco.

Como desenvolver as habilidades socioemocionais?

Há diversas formas de possibilitar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Sendo assim, para o desenvolvimento, o processo geralmente envolve o conhecimento sobre si mesmo, percepção do outro, análise das relações sociais, adequação a regras de conduta, identificação de emoções e o famoso bom senso.

O ambiente familiar, as instituições educacionais, os familiares, educadores e professores da escola até a universidade; são alguns dos caminhos possíveis para o desenvolvimento dessas habilidades.

Além desses locais, as próprias vivências afetivas e experiências sociais também fazem com que a pessoa aprenda a lidar com suas emoções, de maneira a descobrir formas mais satisfatórias de manejá-las, convivendo com o outro e tomando decisões assertivas.

Portanto, não espere para depois, se conheça, aprenda a lidar com você e suas emoções. Desenvolva todos os dias novas atitudes, preceitos e formas melhores de ser. 

A colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança, fazem parte das habilidades socioemocionais que existem dentro de você; busque encontrá-las e usá-las no trabalho e também na vida pessoal.

Veja mais dando play no vídeo abaixo 😉[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/muHFMUrkDu4″ align=”center”][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Então, valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 3 motivos para começar a ouvir Podcasts diariamente

• 4 Podcasts que vão te ajudar a aprender outros idiomas.

• 7 apps gratuitos para gerenciar e organizar a sua rotina de estudos.

• 3 aplicativos de jogos para estimular o seu cérebro.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também