Uma das primeiras tarefas quando preparamos nosso Curriculum Vitae é o de descrever nossos objetivos profissionais. Mas afinal, o que você tem pensado em colocar ou vem colocando como objetivo para sua carreira?
Tenha em mente que tudo que facilita a vida de um recrutador é sempre um ponto a mais para que você seja notado diante de uma nova oportunidade.
O objetivo profissional é a informação que esclarece o que você está buscando no mercado de trabalho, sendo sempre umas das informações mais relevantes para o profissional de Recursos Humanos. Essa premissa, diga-se de passagem, é válida para todo e qualquer profissional, de assistência a direção de uma empresa.
A falta de um objetivo profissional claro pode atrapalhar o sonho de ser bem-sucedido ao se colocar diante do mercado ela é vista como fundamental para o planejamento de carreira.
Plano de carreira
Lembro-me que já falamos sobre o planejamento de carreira em matérias anteriores e que quando nos organizamos nesse sentido, a probabilidade é de as coisas darem sempre mais certo para a carreira.
O plano de carreira ajuda no foco, e por isso mesmo, a conquistar seu objetivo sem perder tempo em cursos e empregos que não gerarão a realização profissional que você precisa.
Objetivo Profissional
Ter um objetivo profissional amplia horizontes. Se por exemplo, você tem vocação para desenhar, existem inúmeros cursos e ramos no mercado que podem absorver muito bem este tipo de vocação, desde que você busque, através dos objetivos, se, ao gostar de desenhar, você se enquadra em profissões como Arquitetura, Artes Visuais, entre outros.
Caso você não tenha essa visão, um cenário muito desagradável pode se formar. Você pode fazer uma faculdade da qual não tem interesse e só fez porque passou na nota do ENEM e conseguiu um diploma.
E aí, como fica se essa formação vai te acompanhar para o resto da vida e você não sabe o que fazer com ela? Como vai pagar as contas?
Outra questão a ser colocada é “E se eu gosto não de uma, mas de várias coisas ao mesmo tempo? ”
Se esse for o seu caso você é uma pessoa multipotencial e tudo bem! Você pode ter mais que uma vocação, por que não?
A multipotencialidade é um grande atributo. Pessoas com este perfil são fontes contínuas de inovação. Elas conseguem unir os conhecimentos de diferentes áreas para criar algo novo, aprendem rápido e se adaptam com facilidades a mudanças.
Observe que mesmo com gostos diferentes elas conseguem convergir suas vocações para um único objetivo e isso é o que importa.
Trace objetivos!
O importante mesmo, é que temos que traçar nossos objetivos de forma assertiva.
E para começar, o mais importante é ter autoconhecimento, portanto procure sempre entender seu perfil. Você é mais operacional, tem uma natureza de lideranças?
Saber responder isso é o primeiro passo e deve estar em harmonia com o seu perfil para permitir que você se torne um técnico ou gerente melhor ainda. Fazer testes de perfil comportamental pode ajudar você nessa etapa, para isso existem os chamados Orientadores Vocacionais.
Uma outra questão é sempre definir metas em curto, médio e longo prazo para que você possa criar melhorias em seu plano de carreira colocando metas em cada uma das fases.
Com metas definidas, uma outra dica bem legal é usar uma ferramenta muito interessante chamada 5W2H.
Em resumo, ela é um checklist das ações a serem estipuladas para alcançar suas metas. Veja o que corresponde cada W e H:
QUANDO FALAMOS DO W
What: qual será a atividade realizada?
Who: quem fará essa ação?
Where: em qual local a tarefa deve ser feita?
Why: por que a atividade precisa ser realizada?
When: quando a ação deve acontecer?
QUANDO FALAMOS DO H
How: como a tarefa será feita?
How much: quanto essa atividade vai custar?
E agora, como você está ciente da importância do objetivo profissional, inclusive para dicas para se organizar, entre no site do UNASP e faça sua escolha, seja para uma graduação ou uma pós, o UNASP está a postos para te ajudar a ter um futuro brilhante.
Até breve!