Sabemos que o jornalista é um profissional que está apto para atuar em várias áreas. Entre as características importantes para o perfil dessa profissão estão a postura, responsabilidade e compromisso na apuração dos fatos. Justamente pela pluralidade das ações de um jornalista há quem confunda os termos jornalista e repórter. Afinal, são profissões realmente diferentes?
Quem é o jornalista?
Para você entender melhor, precisamos pensar que os jornalistas são responsáveis por desempenhar seu trabalho em veículos de imprensa, como jornais, sites e revistas. Sendo assim, existem diferentes tipos de carreira dentro do jornalismo e esse profissional pode ser visto de muitas maneiras. Geralmente, ele também reúne informações de interesse público e tem como principal função divulgar os fatos. Semelhante a redatores, editores, âncoras, assessores e colunistas, os repórteres também são jornalistas focados em uma área específica.
Qual a função do repórter afinal?
A função do repórter é mais específica no campo jornalístico. Eles coletam informações de forma direta e direcionada por meio de fontes primárias, entrevistando em primeira pessoa, participando de diversos acontecimentos, coletivas de imprensa, investigações e desenvolvimento de reportagens. De modo geral, compartilhar opiniões sobre notícias não é o papel do repórter. No entanto, é importante lembrar que todo repórter reúne traços subjetivos que podem se manifestar como uma “opinião não explícita” nos conteúdos que produzem. Podem cuidar de fontes, entrevistas e pesquisas de campo. Sendo assim, estão mais presentes em reportagens e programas de rádio. Mas no fim das contas, todo bom repórter é um bom jornalista.
Ficou mais claro para você agora? Nem todo jornalista trabalha como repórter, mas para se tornar um é importante escolher uma universidade que te oferece uma graduação em jornalismo com bastante prática. Invista em sua formação! Quer conhecer melhor nossos cursos de comunicação? Acesse mais conteúdos.