Blog do UNASP

Vai estudar longe de casa? Confira 4 dicas para se dar bem!

Sair da casa dos pais é um passo natural da vida, mas nem por isso é simples. Muitos dos que passam por isso enfrentam diversos desafios para se adaptar a essa nova fase da vida. Tudo se torna ainda mais complicado quando a mudança é para uma nova cidade que, muitas vezes, pode ser distante e diferente do que você está acostumado.

A gente sabe que morar sozinho exige responsabilidade e organização para que tudo corra bem. Mas fique tranquilo, tudo vai dar certo! Para te ajudar, preparamos um blog post com algumas dicas essenciais para te ajudar nesse período de adaptação.

1 Aprenda a “se virar” antes de ir para longe de casa

Imagine se mudar para uma nova cidade sem saber cozinhar, lavar roupas e manter seu ambiente agradável e ter que aprender tudo por conta própria… seria muito mais difícil, não é mesmo?

Por isso, se há algo que você precisa aprender para viver bem e ainda não sabe, não perca mais tempo! Aproveite o tempo em que ainda está em casa e aprenda a cozinhar suas receitas preferidas, fazer compras para a casa, manter a organização ou até deixar suas roupas com o mesmo cheiro delicioso que sua mãe faz. Enfim, pratique tudo que puder para que, quando estiver em seu novo lar, tudo fique do jeito que você deseja.

2 Organize sua vida financeira

Esse é um dos passos mais importantes para conquistar sua tão sonhada independência financeira! Estudar e morar longe de casa exige disciplina com os gastos, então na primeira oportunidade que tiver, crie uma planilha detalhando seus gastos e analise a melhor forma de usar seu dinheiro.

Além disso, se for possível, é interessante buscar empregos de meio período ou estágios remunerados que te ajudem a se manter nesse período. Se o trabalho estiver relacionado ao que você estuda, melhor ainda! Assim você coloca o que estuda em prática e continua aprendendo.

Mas lembre-se que para isso é imprescindível que você se mantenha organizado para conciliar todas as atividades. Gerir seu tempo é indispensável! Você já leu nosso texto do blog sobre produtividade?

3 Fale com a família e amigos sempre que puder

Quando sentir saudade da família, entre em contato! Hoje em dia existem várias formas de amenizar a saudade dos pais, irmãos ou amigos por meio das redes sociais. Então aproveite! Mande mensagem, áudios ou ligue para contar suas novidades e matar a saudade das pessoas que você tanto ama.

Além disso, sempre que tiver uns dias de folga, se planeje para recebê-los em seu novo cantinho ou até mesmo voltar para sua antiga casa para visitá-los.

4 Conheça pessoas novas

Chegar em um lugar novo, com pessoas novas e coisas que você não conhece pode ser um pouco solitário. Por isso, é importante aproveitar os eventos de recepção e momentos de descontração para conhecer e fazer novas amizades, assim o período de adaptação será mais leve e feliz. Então, nesse período de adaptação deixe a timidez de lado e vá atrás dos seus sonhos!

Sair de casa e se mudar para um lugar distante exige maturidade para superar os possíveis obstáculos, porém, também têm diversas vantagens. Toda a experiência e bagagem que você irá adquirir fará muita diferença em sua vida pessoal e profissional.

Curtiu as nossas dicas? Então, compartilhe com seus amigos e ajude os novos alunos que irão estudar longe de casa!

Os comentários estão desativados.

Veja também