Uma discussão que tem levantado opiniões nos últimos anos é sobre as dietas alimentares e como elas refletem no estilo de vida das pessoas que os adotam. O estilo de vida vegetariano pode muito bem ser confundido com apenas tirar a carne do cardápio, no entanto, essa dieta vai muito além disso.
Por mais que faça bem para a saúde, os benefícios não param por aí. O vegetarianismo está presente nas causas em favor do meio ambiente, na redução de emissão de gases, desperdício de água e energia. Vale lembrar que os benefícios se refletem no ecossistema e no organismo da pessoa que adota o regime, afinal, uma alimentação à base de vegetais reduz os riscos de diabetes, hipertensão, depressão e doenças mentais.
Por enquanto, vamos esclarecer dúvidas quanto a dieta vegetariana para a sua saúde.
Longevidade
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Adventista do Sétimo Dia de Loma Linda, pessoas que possuem uma dieta vegetariana-estrita (não consomem carne nem alimentos de origem animal) têm cerca de 15% menos risco de morte, enquanto quem é ovo-lacto-vegetariano (não consome carne, mas se alimenta de produtos de origem animal) possui 9% menos chance.
Os dados revelam que o vegetarianismo promove uma vida mais longínqua a quem abraça seu estilo de vida. Outro fator que pode colaborar com o resultado dos dados é que a maioria dos vegetarianos não fuma nem bebe, favorecendo assim a longevidade.
Diminui o risco de problemas cardíacos
A Universidade de Oxford realizou um estudo no início de 2013 que revelou que ser vegetariano reduz em 32% o risco de problemas cardíacos. Essa pesquisa teve em seu total a participação de 45 mil pessoas, sendo 34% das pessoas vegetarianas. Esse estudo revela que adotar essa dieta faz com que o corpo tenha menos propensão a ter os índices de massa corporal elevados.
Uma dieta que possui sua maioria em vegetais faz com que o colesterol fique controlado no organismo e também previne doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
Aumenta o desempenho
Se você pratica esportes, essa é para você! Segundo pesquisas, a dieta vegetariana possui propriedades potencialmente vantajosas que atuam diretamente na resistência do organismo. Isso porque, a síntese de proteínas musculares, sistema neuromuscular e metabolismo são diretamente influenciados pela dieta.
No entanto, vale reforçar que o estilo de vida vegetariano deve ser rico em nutrientes, assim como é mostrado na série da Netflix, “Dieta de gladiadores”, que aborda a vida de atletas que mantêm um estilo de vida vegetariano e mostra que essa pode ser a melhor alternativa para quem deseja aumentar o desempenho no esporte ou que apenas deseja ter um estilo de vida saudável.
Sem dúvidas, a dieta vegetariana pode ser muito atrativa para quem deseja mudar e se preocupar mais com a saúde. Os benefícios podem fazer com que você tenha melhor qualidade de vida, isso porque a mudança alimentar atua diretamente no organismo de quem adota a dieta. Gostou do blog? Compartilhe com um amigo que você acredita que irá gostar do conteúdo!