Escolher a profissão não é uma tarefa fácil, né? Afinal, algumas profissões não são bem vistas e atrativas no mercado brasileiro. Um exemplo disso é a profissão de educador. Apesar de ainda atrair muitas pessoas, alguns têm a ideia de que essa área é de sofrimento, angústia e dificuldades.
Mesmo que algumas pessoas tenham o olhar negativo para a profissão, a maioria ainda enxerga a educação como a área mais importante de todas. Mas afinal, será que vale a pena ser professor?
Listamos abaixo as vantagens de ser professor no Brasil. Vem cá que te conto tudo!
Mudar o mundo como educador
Já olhou com admiração para algum profissional? Então, todos os profissionais extraordinários receberam instruções de professores. Sendo assim, pessoas de sucesso que ajudaram a transformar a sociedade foram impactadas por algum professor e educador.
Todos os dias que o docente entra em uma sala de aula, ele tem a missão de educar. Mais do que isso, preparar os alunos para os desafios futuros, impactando a vida de cada um.
O professor tem uma função imprescindível. Até porque, ele tem a oportunidade de deixar um legado, incentivando sonhos e influenciando bons comportamentos, como ser honesto com as pessoas, além de respeitar as diferenças e conviver bem socialmente.
Educar alunos é educar futuros médicos, arquitetos, advogados, jornalistas, engenheiros, administradores e até mesmo novos professores.
Aprender constantemente
Para essa profissão é necessário que você esteja sempre atualizado. A leitura de livros e pesquisas podem ajudar e sempre existe algo novo para ser aprendido. Depois da internet, isso ficou mais fácil. Por outro lado, ficou mais desafiador ensinar.
Além de aprender através da leitura, ainda é possível assimilar novos aprendizados convivendo e tendo contato com muitas pessoas e observando a cada uma delas. Dessa forma, extraindo o melhor, bem como evitando repetir os mesmos erros.
Tirar férias duas vezes ao ano
Uma das maiores vantagens em ser professor no Brasil é a possibilidade de tirar férias duas vezes ao ano. Assim como os alunos têm férias no início e no meio do ano, os educadores podem ter descanso duplicado.
Além disso, também tem os feriados prolongados, que costumam ser algo comum nas escolas. Vale lembrar que o cenário do profissional da área não necessita de plantões e trabalho nas madrugadas ou em feriados como em outras profissões. Porém, podem existir exceções, mas não é algo comum.
Marcar a vida dos alunos
Professores são lembrados na cabeça dos seus alunos por toda a vida, seja pelos ensinamentos, conselhos ou experiências. Isso porque, o professor tem a capacidade de ajudar alunos indisciplinados a se tornarem exemplares.
Conseguir cativar e ter a confiança do discente é uma habilidade que só os professores conseguem. Alguns são admirados e marcam por gerações a vida dos alunos, podendo mudar a direção e o rumo da vida deles. Logo, o docente vira uma referência. Exemplos disso não faltam, né?
Agora que você já sabe todas as vantagens de ser um educador, repense sobre o seu sonho de educar e lembre que para ser professor você precisa fazer algum curso de licenciatura em: pedagogia, música, letras-português, ciências biológicas, entre outros.
Para saber mais sobre outros cursos, clique aqui.