Blog do UNASP

Leitura: Conheça os benefícios do hábito na rotina

Sabia que é possível conhecer mundos, aprender histórias e viajar sem sair de casa? A leitura pode ser o caminho para aflorar a imaginação e desenvolver novas habilidades, principalmente nos estudos.

Ainda que ler possa ser considerado tedioso para alguns, vale insistir no hábito. Isso porque ele ajuda em vários aspectos da vida. Por isso, é importante conhecer sobre os benefícios e aprimorar seu gosto pela leitura. Esse texto pode te ajudar a entender porquê começar a ler em sua rotina.

Ler estimula o senso crítico e a criatividade

Lendo narrativas e diferentes tipos de enredos, o leitor estimula a diversidade das realidades. Dessa forma pode usar a criatividade para imaginar diferentes situações. Isso também prepara o leitor para momentos em que é preciso pensar em vários pontos de vista. Por conta disso, quem lê consegue desenvolver o pensamento crítico e, vale lembrar que, essa característica é importante para ajudar nas tomadas de decisões e para se manter confiante com suas próprias convicções.

Ao desenvolver o hábito da leitura, o cérebro também começa a se concentrar melhor na atividade, eliminando preocupações e pensamentos indutores de ansiedade. Por isso, alguns especialistas reforçam a recomendação de ler um livro antes de dormir. A leitura pode ajudar na higiene do sono, melhorando a qualidade do sono e evitando problemas como a insônia. Isso faz o leitor produzir mais e melhor.

Melhora o vocabulário e interpretação do texto

Você começa a ter contato com palavras que antes eram desconhecidas após a leitura. O leitor ainda pode ver na prática como aquela palavra é usada e escrita. Mais que isso, quem começar a praticar o hábito da leitura pode lembrar regras gramaticais esquecidas ou nunca aprendidas.

Por outro lado, uma forma muito eficaz de ensinar expressões e palavras novas é observando a aplicação em um contexto. A compreensão de como a palavra pode ser utilizada começa a ficar mais fácil. A partir disso, o significado fica gravado na mente a medida que o tempo passa.

Além disso, outro benefício da leitura é a melhoria da compreensão. À medida que você se acostuma a absorver mais do livro, fica mais intuitivo identificar o tema ou a motivação do texto. A leitura permite adquirirmos novos conhecimentos sobre a vida, outras culturas, novos conceitos e pontos de vista diferentes sobre um determinado assunto. Isso é relevante para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Provoca a empatia 

Ler sobre a vida e os tempos de quem vive ou viveu em circunstâncias diferentes da sua pode facilitar a compreensão e o entendimento de quem é diferente de você. Um livro sobre pessoas que viveram séculos atrás e que superaram a solidão, o abandono, o preconceito e que tiveram vitória na vida vão te fazer repensar nas suas atitudes. 

Os livros existem para nos abrir o mundo, tirando-nos do nosso ambiente e mostrando-nos como as outras pessoas realmente são. Alguns livros têm o poder de mudar completamente seu pensamento e perspectiva.

Como criar então o hábito de ler?

Alguns exemplos que você pode fazer ter esse hábito é: procurar contos e livros mais leves e curtos no começo, receber recomendações de amigos e receber resenhas, descobrir qual gênero você gosta de ler, tirar um tempo do seu dia somente para a leitura e conversar com pessoas próximas sobre os livros que você leu. Por fim, a paixão pela leitura acontecerá. 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com seus amigos e ajudem aqueles que querem começar a ler!

Os comentários estão desativados.

Veja também