Blog do UNASP

Aprenda 5 ações para atingir metas pessoais e profissionais

Nada como uma carta na manga para atingir suas metas em 2023. Começar o ano com ações diferentes é o caminho para alcançar o seu sucesso. Afinal, colocar os objetivos somente no papel não é o suficiente para que eles se concretizem. É importante um plano! Assim, você vai ser bem sucedido em relação às metas, colhendo os frutos do que foi semeado ao longo da vida e da carreira.

Por isso, trouxemos não apenas um, mas cinco ações essenciais para que você atinja suas metas. Fique em dia com seu planejamento de crescimento pessoal e profissional!

1 Utilize o método SMARTER

A primeira estratégia para atingir suas metas é aplicar o método SMARTER. Uma sigla, que inglês significa específico, mensurável, alcançável, relevante, com prazo, avaliado e reajustado. Ufa! Muitas palavras, não é?

Para a utilização desse método é necessário muito conhecimento específico sobre suas metas. Por isso, é fundamental que você as descreva detalhadamente, assegurando que as metas sejam mensuráveis e alcançáveis.

Mais que isso, o objetivo precisa estar em harmonia com seus valores e crenças para que as metas sejam de fato relevantes, além de combinar com quem realmente você é. Também é necessário atribuir um limite de tempo, uma data específica para a conquista.

Enfim, um objetivo é avaliado e reajustável quando, durante a concretização, você pode fazer revisões em sua estratégia ou mudar o que não está dando certo. Apesar da importância das metas de longo prazo, o método SMARTER funciona melhor com metas e objetivos de um ano ou menos.

2 Crie um planejamento de ação

O planejamento de ação é uma etapa indispensável. Porém, muitas pessoas não conseguem criar um plano detalhado para conquistarem seus objetivos, dificultando assim suas conquistas.

Se você é uma pessoa que leva a sério suas metas e objetivos, é importante criar um planejamento de ação sólido e agir diariamente rumo a concretização daquilo que se deseja. Por isso, faça um plano e trabalhe incansavelmente nele, dia e noite, até alcançar aquilo que você almeja. Ações como essa não falham.

3 Exclua os maus hábitos

Assim como ações podem te impulsionar a atingir seus objetivos e metas, algumas outras podem fazer você retroagir ou estagnar. Os maus hábitos levam seu processo a estagnar e podem atrapalhar a realização do seu planejamento de ação.

Por esse motivo, se você tem o intuito de alcançar um objetivo ou meta importante, é necessário eliminar os maus hábitos. Apesar de não parecer fácil excluir o que te distancia do seu objetivo, fica mais fácil superá-los a partir do momento que você encontra uma razão maior que os hábitos ruins. Lembrando que isso não acontece de uma hora para outra, é um processo ao longo do tempo. Mantenha a calma!

4 Pratique a autodisciplina

Outra ação é a autodisciplina. Ela possibilita que os objetivos e metas sejam alcançados de uma forma mais rápida e mais direta. Mediante hábitos corretos, você pode se tornar uma pessoa autodisciplinada.

Exemplos de hábitos que podem te ajudar a ser uma pessoa autodisciplinada tanto na vida pessoal como na vida profissional são: acordar cedo, comer de forma saudável, fazer exercícios físicos, praticar a gratidão e dormir. Para os autodisciplinados com os hábitos corretos tudo é possível!

5 Evite procrastinar

Um dos principais vilões para atingir objetivos e metas é a procrastinação. Ela afeta negativamente a vida do ser humano. Uma das consequências é o aumento do estresse. Procure realizar suas metas e objetivos com mais rapidez.

Para se tornar mais produtivo, você pode utilizar a regra dos 15 minutos que consiste em comprometer-se a fazer aquilo que você costuma ficar adiando durante o período de 15 minutos, não mais que isso. Um compromisso pequeno para não ter margem para falhar e criar um impulso maior. Agora sim, aproveite a jornada! 

Quer saber como melhorar o seu desempenho? Conheça o curso de Gestão do Tempo e Produtividade do UNASP e fique mais perto da realização dos seus sonhos.

Os comentários estão desativados.

Veja também