Blog do UNASP

Quer render mais nos estudos? Conheça algumas técnicas!

Você já passou horas do dia estudando e, no fim, não conseguiu assimilar como gostaria? Ou leu todo o conteúdo, mas mesmo assim foi mal na prova?

Calma! Isso é mais comum do que você imagina. Existem práticas que ajudam a combater ou reduzir as distrações para que o estudo seja mais produtivo e eficiente.

Por isso, preparamos este conteúdo para você conhecer algumas técnicas que podem te ajudar a manter o foco. Teste e descubra como render mais nos estudos em pouco tempo.

Separe um horário

Para estudar de forma organizada e focada é necessário fazer com que seu tempo renda. O primeiro passo para que isso aconteça é estipular um horário que você consiga absorver melhor os conteúdos e criar uma rotina de estudos.

Comece a pensar quantas horas diárias você irá dedicar para sua aprendizagem. Encontre o turno e horário que mais funciona para você, elabore um cronograma com temas e aprenda de acordo com o seu ritmo. Lembre-se de determinar uma carga horária que você sabe que consegue cumprir.

Até porque o equilíbrio é importante, não é? Nada de estabelecer metas gigantescas que não serão alcançadas. Depois de muitas horas estudando, o cérebro passa a não absorver tão bem os conteúdos. Por isso, entre 3 e 4 horas pode ser um tempo bom para desenvolver conhecimento e aplicá-lo. Porém, escolha sempre o que será melhor para você.

Tenha um ambiente adequado

Encontre um local para seu aprendizado, com boa iluminação, organizado, confortável, sem ruídos para não te distrair. Aproveite para deixar tudo organizado e separado. Os itens precisam estar acessíveis, como: livros, canetas, cadernos, computador. Você sabia que estudar em um local desorganizado pode tirar sua concentração?

Não adianta fazer cronograma de estudos, ter um bom material e ignorar os itens acima, pois a memorização do conteúdo ficará prejudiacada. O ideal é criar um espaço exclusivo que fique o mais parecido possível com uma sala de estudos ou uma biblioteca. Memória afetiva sempre ajuda a render nos estudos!

Realize pausas

Pausas entre períodos de estudos é essencial para melhorar o rendimento. Concentre-se, beba água, se distraia um pouco e depois retome o foco ou até mesmo faça um exercício físico que relaxe a mente. 

Dessa forma, o cérebro voltará a funcionar muito melhor. O aprendizado vai ocorrer sem fadiga e você notará a diferença. Uma boa opção é utilizar o método Pomodoro para administrar melhor o tempo.

Nesse método se utiliza o cronômetro. Você precisa de 25 minutos de estudo com 100% de foco. Depois realiza um intervalo de acordo com a programação escolhida.

Mapas mentais e uso das cores

Mapas mentais são uma excelente técnica para render nos estudos. Eles são ideais para conectar suas ideias utilizando esquemas, diagramas com palavras, setas coloridas, palavras grifadas e outros elementos para tornar o conteúdo mais organizado e lógico.

Além de te ajudar a memorizar o conteúdo, os mapas mentais são um bom método para que você economize tempo ao revisar as matérias para as provas. Você também pode utilizar ferramentas on-line para te ajudar, como o Mindmeister, para criar mapas mentais de forma online.

Teste seus conhecimentos

Não basta só estudar, é necessário exercitar tudo o que você aprendeu. Afinal, você precisa saber que está avançando no conteúdo, não é?

A aplicação de testes práticos é uma técnica para você agregar mais conteúdo, saber o que precisa melhorar, entender onde estão as falhas e corrigir os erros para acertar cada vez mais.

Viu como dá para render muito mais nos estudos? Agora você já pode economizar tempo e melhorar sua capacidade de absorver os conteúdos lidos. Gostou dessa dica? Compartilhe com seu amigo que vai começar a graduação e acompanhe mais textos como esse em nosso site.

Os comentários estão desativados.

Veja também