Blog do UNASP

Aprenda a usar sua voz como ferramenta de comunicação

Passar um dia rouco é o suficiente para perceber a importância da nossa voz. É por meio dela que a gente se comunica, expressa emoções e muito mais. Ter cuidado com as nossas cordas vocais é essencial, por isso eu tenho um conteúdo especial para você.

Cantores, locutores e jornalistas são alguns exemplos de profissionais que dependem quase totalmente de uma boa voz para realizar seu trabalho. Mas as profissões incluídas neste grupo não se limitam.

Estima-se que um terço de todas as profissões utilizam a voz como principal ferramenta de trabalho. Mas se pararmos para pensar, ela é usada em todas as profissões. Seja com amigos, atendimento ao cliente, apresentação de trabalhos ou programas, precisamos conversar uns com os outros. 

Mas você sabe quais os cuidados devemos ter com a voz?

Saúde da voz em dia

A voz é produzida pela vibração das cordas vocais que se movem com o fluxo de ar dos pulmões durante a expiração. Ao agir nos músculos do cérebro e da garganta, os sons produzidos percorrem a língua, a boca e os lábios até se tornarem fala. Para manter esse processo sem causar rouquidão ou cansaço ao falar, existem algumas medidas preventivas que você pode tomar no seu dia a dia.

Durante situações estressantes ou emocionais, tendemos a notar mudanças em nossa voz. No entanto, essas mudanças ocorrem muitas vezes ao longo do dia, dependendo do nosso estado físico ou emocional. 

O ambiente também influencia na voz. Por exemplo, em uma situação muito barulhenta, ela pode automaticamente ficar mais alta e cansada rapidamente. Mas quando descansamos, o tom se torna mais grave e baixo. Você já deve ter reparado isso ao acordar.

Portanto, alguns cuidados com a voz podem ajudar a prevenir possíveis alterações e doenças. Aqui estão os passos que todos devem seguir para manter suas cordas vocais saudáveis, resultando em um som limpo e claro que o ouvinte goste.

Beba água

Enquanto estiver falando, beba água. Ter um corpo permanentemente hidratado significa que as cordas vocais também vão estar hidratadas, ter melhor flexibilidade e vibração. O ideal é beber de 7 a 8 copos por dia.

Tenha uma boa alimentação

Certos comportamentos, como evitar o jejum prolongado e mastigar cuidadosamente todos os alimentos, são boas medidas. Tente também comer alimentos saudáveis ​​e tornar sua dieta rica em grãos, legumes e verduras.

A maçã é uma boa sugestão alimentar por ser uma fruta adstringente que limpa o trato vocal. Além disso, a mastigação exercita os músculos responsáveis ​​pela articulação. Um belo exercício para ter uma boa dicção, né?

Adquira hábitos saudáveis de vida

Manter o sono em dia é essencial para manter uma boa saúde. Portanto, durma regularmente mantendo uma rotina de pelo menos 8 horas por dia. Não se esqueça dos momentos de lazer essenciais para a saúde, incluindo a atividade física, que também contribui para uma boa voz. 

Além disso, é fundamental se sentir confortável, como usar roupas leves com tecidos que absorvem o suor, isso pode ser muito útil para quem trabalha com a voz.

Respire de forma correta

Tente sempre respirar corretamente, inalando o ar até o abdômen e expandindo as costelas. Não levante os ombros e o peito como um pombo. É o abdômen que deve inchar, como se estivesse cheio de ar. Ao falar, mantenha uma postura ereta e relaxada, principalmente com a cabeça baixa.

Faça também exercícios respiratórios enquanto fala. É por isso que ler devagar e fazer pausas pode ajudar a melhorar a respiração. Portanto, não deixe de incorporar este exercício em sua rotina diária.

Fale devagar e fique atento à sua audição

Falar pausadamente, articulando com clareza, mas não excessivamente, é um bom exercício para evitar muito estresse nas cordas vocais. Lembre-se de prestar atenção à sua voz. A audição normal é importante porque controla o som. 

Busque também sempre descansar as cordas vocais, especialmente após o uso vocal intenso. Para fazer isso, tente não falar por um tempo. 

O que eu devo evitar?

Por outro lado, é importante sabermos especificamente o que evitar para ter uma voz saudável. Confira:

Cigarros irritam as mucosas do trato vocal e aumentam a sensação de pigarro, podendo causar alterações nas cordas vocais;

Consumo de bebidas alcoólicas, além de irritar as cordas vocais, pode danificá-las e ter um efeito anestésico que pode mascarar a dor de garganta. Bebidas destiladas são mais prejudiciais do que bebidas fermentadas. 

Sprays e pastilhas também têm um efeito anestésico, mascaram os sintomas e permitem o abuso vocal

Mudanças bruscas e repentinas de temperatura são situações que prejudicam muito a voz;

Bebidas frias e quentes pois a ingestão das duas bebidas ao mesmo tempo pode provocar um choque térmico na voz e no corpo.

Bebidas com cafeína, açúcar, frituras e alimentos gordurosos e condimentados podem dificultar a digestão e levar a um refluxo gastroesofágico. Evite esses medicamentos se tiver tendência a azia e indigestão. O “ardor” pode atingir e irritar as cordas vocais;

Consumo de derivados do leite antes do uso da voz é particularmente relevante para aqueles com tendência a distúrbios vocais. Esses alimentos aumentam a produção de muco no trato vocal, o que leva a um bloqueio na garganta.

Além dos alimentos

Alergia é um fato prejudicial para a voz. Pessoas com alergias devem evitar a exposição a certas substâncias, como fumaça e poeira. Alterações mentais podem desencadear convulsões porque aumentam a sensibilidade do corpo causada pela falta de defesas;

Ambientes climatizados, porque o resfriamento ocorre por meio da redução da umidade, que resseca as mucosas do trato vocal e enfraquece a voz;

Tomar certos medicamentos que interferem na fala é um prejuízo. Evite a automedicação. Cuidado com as receitas caseiras (gengibre, romã, vinagre, alho, água morna). Não há estudos que comprovem a eficácia desses produtos e métodos;

Gritar é uma das atitudes mais agressivas da laringe, porque uma verdadeira “trombada” entre as cordas vocais começa nesse ponto. Por isso o grito deve ser evitado, pois deve ser usada em momentos de perigo ou sobrevivência;

Falar durante a atividade física pode sobrecarregar os músculos da garganta, o que gera um cansaço excessivo. Portanto, ao treinar, você deve permanecer em silêncio e se concentrar apenas na atividade física.

A importância de cuidar da voz

Agora que você sabe que cuidar da voz é vital para a comunicação, mantê-la saudável pode melhorar os relacionamentos e o seu desempenho como profissional no mercado de trabalho. Principalmente quando se trata de determinadas profissões como advogados, radialistas, professores, jornalistas, pastores, etc.

Muito de nossa personalidade é transmitida por meio de nossas vozes, assim como o que queremos e como nos sentimos. Os cuidados acima irão te ajudar a manter alguns problemas sob controle e evitar que eles ocorram.

Uma boa comunicação depende de muitos fatores relacionados ao conteúdo e como transmitimos ele. Usar sua voz tem consequências importantes quando você fala com outras pessoas! Portanto, é muito necessário aprimorar nossas habilidades e aprender a usar nossa voz como um instrumento real de comunicação!
Gostou deste conteúdo? Não perca tempo, compartilhe com outras pessoas que vão gostar desse assunto. 

Os comentários estão desativados.

Veja também