Nem sempre é fácil, mas equilibrar o uso das redes sociais com a saúde mental é necessário. Além disso, é importante consumir conteúdos de qualidade, pois o que consumimos pode gerar consequências tanto positivas quanto negativas.
Mas estamos aqui para te ajudar a encontrar o equilíbrio entre o uso das redes sociais e a sua saúde mental. Confira abaixo alguns cuidados importantes para prevenir os impactos nocivos que as redes sociais podem trazer.
Limite o tempo gasto nas redes sociais
Você já passou vários minutos do seu dia “rolando” o feed de alguma rede social? Esse é um hábito que parece ser inofensivo, mas em excesso pode prejudicar as interações do usuário da rede social com o mundo real.
As redes sociais podem interferir na comunicação pessoal e o indivíduo pode gerar depressão e isolamento. Além disso, a utilização das redes sociais em excesso pode aumentar a ansiedade e também tirar atenção do momento presente.
Para ter uma conexão melhor com as pessoas e focar no momento presente, que tal limitar o tempo de uso das redes sociais? Pode ser por meio do autocontrole ou por meio de aplicativos para este fim ou até mesmo alguma função do seu aparelho.
Consuma conteúdo de qualidade e exercite o senso crítico
A internet e as redes sociais, mesmo que causem muitas vezes ansiedade e depressão, também trazem uma série de benefícios. Portanto, gaste tempo e energia com conteúdos e perfis de personalidades positivas.
Para isso, você vai precisar analisar com senso crítico e filtrar o que você está consumindo, sempre percebendo quais emoções estão sendo despertadas durante o uso das redes sociais. Se você fica deprimido depois do uso das redes sociais ou até mesmo desmotivado, ansioso, é hora de procurar ajuda profissional.
O que você consome nas redes sociais pode interferir diretamente no seu bem-estar. Escolha com sabedoria!
Não se compare com outras pessoas
Um hábito perigoso para a saúde mental é utilizar as redes sociais como parâmetro de comparação. Os conteúdos publicados nas redes, na maioria das vezes são conteúdos mostrando uma vida plena, feliz e superior, como corpos sarados, carreiras bem-sucedidas, vida sem problemas, etc.
Outra comparação feita recorrentemente é sobre a produtividade. Por conta do excesso de conteúdo e informações compartilhados 24 horas, é fácil cair no pensamento de que todo mundo está fazendo alguma coisa, menos você.
É necessário ter em mente que a vida virtual é diferente da vida real e que os conteúdos liberados nas redes sociais são apenas um fragmento da realidade e acreditar nesse fragmento como verdade absoluta pode agravar condições como depressão e distorção da imagem corporal e até acabar desenvolvendo distúrbios como as síndrome de Burnout.
A ideia de produzir o tempo inteiro não faz bem para a saúde mental e principalmente física. Essa produtividade tem o nome de produtividade tóxica. Por isso, se esforce ao máximo e fuja das comparações desnecessárias! Busque respeitar seus limites.
Desative as notificações ou faça detox
Já recebeu uma notificação no celular e ela te fez pegar imediatamente no celular ou ficar curioso a respeito do conteúdo e com vontade de abrir o aplicativo? As notificações no celular podem causar ansiedade, pois temos o costume de pensar que tudo precisa ser respondido no mesmo momento e cada vez mais ficamos mais acelerados. As notificações servem como um meio para estimular o usuário a abrir o aplicativo.
Um meio de cuidar da saúde mental é desativar ou bloquear as notificações do celular. Fazer essa pausa pode não parecer fácil, principalmente se você está acostumado a receber várias notificações durante o dia. Para desativar as notificações, você precisa ir nas configurações do seu aparelho e desativar as notificações dos aplicativos.
Outra opção para cuidar da sua saúde mental é o detox das redes sociais. Já experimentou passar uns dias off-line sem entrar nas redes sociais? Avalie se as redes sociais estão ocupando muito espaço em sua vida e se for preciso tente se desligar por um tempo das redes. Caso seja necessário, exclua o aplicativo do seu aparelho.
No começo pode ser desconfortável, mas logo depois você poderá ver os benefícios, como aumento da autoestima, diminuição da ansiedade, menor sentimento em relação à solidão e depressão, entre outros benefícios. Se isso parece impossível, você pode começar limitando o tempo gasto.
Pratique o unfollow terapêutico
Se você passa muito tempo nas redes sociais, provavelmente você tenha acumulado muitos amigos on-line e páginas de organizações e lojas. Enquanto alguns perfis e conteúdos chamam a sua atenção, outros podem nem chamar mais a sua atenção. Se esse for o seu caso, que tal fazer aquela limpa? Esse é o momento do unfollow terapêutico.
O unfollow terapêutico além de te ajudar excluindo algo que te cause algum tipo de sofrimento, é uma boa estratégia para ter uma postura ativa no on-line. Para conseguir manter o equilíbrio entre a saúde mental e as redes sociais, siga pessoas que inspiram e produzem conteúdo de acordo com sua realidade.
Busque o autoconhecimento e tenha conexões reais
Saber como as redes sociais impactam em sua vida é fundamental para que você saiba como utilizá-las. Nas redes sociais, você precisa ser a sua maior referência, isso ajuda a não ficar se comparando com outras pessoas. Por isso, é importante o autoconhecimento, cuidando do físico, emocional, social e espiritual.
Ter consciência dos seus sonhos, do que gosta de fazer, usar, vestir e comer te torna único. O autoconhecimento ajuda a você usar as redes de forma mais consciente, pois as redes sociais podem acrescentar positivamente na vida, mas somente conexões pessoais podem nos trazer a sensação de pertencimento.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre autocuidado? O curso de Psicologia do UNASP pode te ajudar a se entender melhor. Aproveita e compartilha com seus amigos!