Blog do UNASP

Como funciona o estágio EAD?

Fala, graduando! No blog de hoje vamos falar sobre o estágio EAD. Sei que surgem várias dúvidas e questionamentos sobre esse assunto. Aprenda sobre supervisão, regras e diretrizes seguidas pelo estagiário e pela empresa. O que é estágio? Como funciona? É fácil encontrar? 

Ficou curioso? Continue a leitura, porque esse texto é para você! Abaixo você encontra dicas valiosas de como prosseguir. 

O que é estágio?

O estágio é uma das atividades extracurriculares exigida no curso superior para a formação do aluno. Geralmente, a partir da metade do curso, o graduando começa a estagiar em um local que corresponde às atividades teóricas aprendidas em sala. Levando isso em consideração, essa prática profissional é de suma importância para que o aluno se desenvolva. Dessa forma, ele também pode adquirir experiências para entender melhor a respeito do mercado e sua área de atuação.

Como funciona o estágio EAD?

Ele é semelhante ao estágio de um curso presencial. Você deve buscar a coordenação do seu curso e se orientar a respeito da quantidade de horas exigidas. Depois disso, precisa realizar a solicitação dos documentos necessários, encaminhar para a empresa e, por fim, procurar o coordenador do seu curso para validação. Lembrando que durante todo o período você deve relatar as atividades realizadas. 

Nessa modalidade, o profissional é livre para trabalhar da sua própria residência. Até porque, a questão de horários não muda. Isto é, o estagiário tem a carga horária de 6 horas por dia com recesso remunerado. Se caso estiver em semana de provas, tem carga horária reduzida. A supervisão de chefes é feita todo tempo via Zoom e WhatsApp, tendo empresas que realizam os seus encontros quinzenais ou mensais.

É muito importante que a empresa e o estagiário compreendam que o estágio não é uma vaga de emprego, com base no regulamento pela Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT. As funções desempenhadas por um trabalhador e estagiário são completamente diferentes. O estágio não cria vínculo para empregabilidade de qualquer viés e não pode ser cobrado de forma alguma.

É fácil conseguir estágio em EAD? 

Sim! Existem muitas oportunidades. Tanto que sites de empregos conhecidos são bastantes úteis para encontrar a sua vaga. Algumas faculdades contam com setores de estágio para ajudar nessa missão e até mesmo parcerias para encaminhar seus alunos diretamente às empresas. 

Vale ressaltar que o LinkedIn é um ótimo caminho. Sendo assim, é importante ter um perfil profissional. A partir disso, você ganha mais visibilidade para postar todas as atividades realizadas de acordo com a sua área de atuação. Dica importante, viu? Quando um profissional mantém o perfil assim facilita muito na hora de encontrar uma oportunidade.

As oportunidades continuam crescendo?

A modalidade home office se tornou muito comum no período da pandemia da covid-19. Muitas pessoas optaram por trabalhar no conforto de seus lares. Segundo a pesquisa FIA Employee Experience (FEEL), 90% das organizações aderiram a alguma modalidade de home office nos últimos anos. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2020, a partir de questionários respondidos por 213 empresas em todo o território nacional.

O estágio EAD não é tão complicado quanto parece. Tudo está no segredo de se informar. Busque pessoas que passaram pelo processo e entenda as especificidades do seu curso. Se você achou essas dicas super valiosas, compartilhe com os seus amigos. Afinal, conhecimento nunca é demais!

Os comentários estão desativados.

Veja também