Blog do UNASP

Dia dos animais: Como cuidar do pet contribui no desenvolvimento do seu filho?

No dia 14 de março é comemorado o dia nacional dos animais! Aqui no Brasil, essa data tem como objetivo conscientizar as pessoas com relação ao cuidado com os nossos queridos pets. Além disso, é um momento de reiterar nosso compromisso com o meio ambiente e com os seres que vivem nele.

Os animais ganham um dia especial também em 4 de outubro, quando a data é celebrada mundialmente, mas quanto mais cedo falarmos deles, melhor. Por isso escolhemos a primeira data para lembrar dos pets.

Mas se o título te chamou atenção, você ainda deve estar se perguntando: como cuidar do pet contribui para o desenvolvimento do meu filho? Já te aviso de antemão que ele traz benefícios para várias áreas da vida.  

Sem mais delongas, acompanhe o texto comigo, porque eu vou te explicar porque o seu filho deveria ter um animalzinho de estimação.

Aumento da imunidade

Você já deve ter ouvido esse argumento: crianças que têm animais são mais imunes a alergias. Talvez você não tenha levado isso muito a sério, afinal, como um cachorro pode prevenir uma rinite alérgica? Eu te explico. Um levantamento de estudos, realizado pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), apontou que bebês que convivem com cães desenvolvem um sistema imunológico reforçado, justamente por conviverem com o animal.

Mas não é só nos bebês que o “tratamento animal” tem efeito. A pesquisa também apontou a redução de rinites alérgicas, em crianças de 4 anos de idade, e o reforço do sistema imunológico, até os 7 anos. 

Responsabilidade

Desenvolver o senso de responsabilidade na criança é essencial, e deve ser feito desde cedo. Quando seu filho tem um animal de estimação, esse senso é criado quase que de forma espontânea. Ao levar o bichinho para sair e passear, encher a vasilha de comida e água e escovar o pelo do pet, a criança desenvolve essa noção responsável.

Quando seu filho perceber que outro ser vivo depende dos seus cuidados, será muito mais fácil criar uma rotina, além de facilitar no cumprimento de tarefas. 

Atividade física

Ter um animalzinho pode ajudar seu filho a manter uma rotina de exercícios, simplesmente porque brincar com o animal já vai desempenhar esse papel. Jogar a bolinha, correr atrás, mesmo dentro de casa, e pegar no colo, são algumas das atividades físicas que vão ser influenciadas pela companhia do pet. 

Toda essa movimentação vai fortalecer a saúde, os ossos e o organismo do seu filho. Ele será muito mais saudável e sem esforço. 

Auxílio psicológico

Os animais também são muito conhecidos por suas habilidades terapêuticas. A simples presença de um bichinho ao seu lado pode diminuir os níveis de ansiedade. O auxílio é tão bem visto que existe uma área específica dedicada a treinar, principalmente cães, para que eles se tornem bons terapeutas. A Cinoterapia é usada desde o século XVIII e consiste justamente em utilizar cães no auxílio terapêutico.

Além disso, os pets podem ajudar a reduzir o estresse das crianças, porque interagir com um animal libera hormônios ligados ao bem-estar. Mesmo que pequeno, seu filho já tem alguns desafios para enfrentar e ter uma válvula de escape é uma boa solução. 

Empatia

Quando a criança é exposta à realidade de um bichinho, aparentemente, mais indefeso do que ela, o senso de cuidado vai falar bem alto. Ter esse tipo de convivência estimula o cuidado, proteção, carinho, e isso não para na relação com os animais. Esses conhecimentos passam a fazer parte de todos os ciclos sociais do seu filho, tendo reflexo em casa e, até mesmo, na sala de aula.

Incentivar essas habilidades empáticas desde cedo faz toda diferença na construção do caráter do seu filho. Ao observar o mundo de forma mais amorosa, ele também vai ser mais amoroso.

Ações mais positivas

O contato com os animais promove ações mais positivas no dia a dia, isso porque essa relação de amor e carinho deixa a criança mais feliz, algo que ela vai querer preservar. Funciona quase como uma corrente do bem: o animalzinho brinca com seu filho, seu filho vai feliz para aula, elogia os coleguinhas e assim por diante. 

O relacionamento do animal com a criança também diminui o número de choros incontroláveis e as famosas pirraças ocasionais, porque tendo ao lado o grande companheiro vai ser difícil se deixar afetar por problemas.

Amizade para a vida

Ter um animal de estimação é ter uma companhia a todo momento, e esse pode ser o maior benefício que seu filho vai usufruir ao cuidar de um bichinho. É fácil a criança se sentir sozinha e incompreendida, mas com um pet por perto é bem mais fácil embarcar em aventuras fantásticas no mundo da imaginação. 

Seu filho vai gastar energia, falar muito, apertar, abraçar, e o bichinho vai continuar ali, porque agora eles são melhores amigos. Ter uma companhia constante também é essencial para que a criança desenvolva o senso de confiança. 

Antes de encerrar, que tal um checklist para ter certeza que você pegou todas as informações?

  • Animais fortalecem o sistema imunológico;
  • Ajudam a desenvolver o senso de responsabilidade;
  • Oferecem alívio para o estresse e ansiedade;
  • Promovem atividades físicas;
  • Desenvolvem habilidade empáticas;
  • Ajudam no humor do seu filho;
  • São uma companhia para todas as horas.

Uau! É muita informação de uma vez só, e isso porque eu ainda resumi. Existem muitos outros benefícios que esse relacionamento proporciona.

Agora que você já sabe, que tal considerar ter um bichinho de estimação? O dia dos animais é um ótimo momento para isso. Seu filho vai amar e de sobra desenvolverá habilidades que seriam bem mais difíceis de outra forma. Além disso, você também vai gostar da companhia. 

Gostou do texto? Conhece alguém que ainda não sabe disso? Então, compartilhe! 

Os comentários estão desativados.

Veja também