Blog do UNASP

Descubra o seu temperamento e saiba como ele influencia na sua carreira

Você provavelmente já ouviu falar que cada pessoa tem uma personalidade, mas sabia que também existe um temperamento próprio? São quatro tipos, e para entender qual o seu, toda pessoa deve praticar o autoconhecimento.

Fala sério! A pior coisa, além do desemprego, é se fazer algo que não gosta e escolher como sua carreira. Entendendo seu temperamento, você poderá usar seus pontos fortes e fracos a seu favor, tanto em sua carreira quanto para construir relações mais saudáveis.

Quer saber como usar os pontos fortes de seu temperamento? Então, continue lendo! 

O que é temperamento?

Temperamento pode ser definido como aquele primeiro instinto que você tem, sua primeira reação a algo que acabou de acontecer. Já a personalidade é como você escolhe responder ao seu primeiro instinto. Ou seja, temperamento não é sua personalidade, mas é como se fosse o solo para sua personalidade se desenvolver.

Esse conceito começou a ser estudado desde 400 a.C. com o filósofo grego Hipócrates. Essa teoria antiga passou por observações e aperfeiçoamentos. Na atualidade, a ideia que se popularizou foi a de que existem quatro tipos de temperamento que afetam o comportamento humano.

Quais são os 4 tipos de temperamentos?

Antes de começarmos, vale lembrar que se você não se encaixar totalmente em um temperamento, não há problema. Não somos somente o nosso temperamento e sim a junção de muitas experiências e escolhas feitas ao longo da vida.

1. Sanguíneos

Uma pessoa sanguínea é expansiva, leve, envolvente, de espírito alegre, criativa, extrovertida, espontânea e muito fácil de lidar. Os sanguíneos têm características de expansão através da boa comunicação. São falantes e animados. Por conta dessas características costumam cativar a todos com simpatia, brilho, otimismo e presença.

Sabe aquelas pessoas que chegam em um local e chamam atenção? Assim é o sanguíneo. Por isso, costumam ser representados pelo ar: eles preenchem o local. Seu olhar para a vida é leve e gostam de ir atrás de diversão e prazer. Podem acabar fugindo de obrigações, além de serem impulsivos. Não costumam reter mágoa.

Assim como o ar se espalha, os sanguíneos são, por vezes, inconstantes, tendo dificuldades em prestar atenção, seja em alguma tarefa ou, até mesmo, em uma conversa.

Pontos fortes: são comunicativos, adaptáveis, resilientes e entusiastas;

Pontos a trabalhar: impulsividade, superficialidade, exagero e falta de atenção.

Os sanguíneos são excelentes em carreiras que utilizam a oratória e persuasão, como vendedores, atores, profissionais de marketing, comunicadores, profissionais da saúde, pintores, advogados, entre outras.

2. Coléricos

Pessoas com esse temperamento são mais assertivas, estimuladas pela adversidade, explosivas, ambiciosas, dominadoras e determinadas. Sendo assim, são representados pelo fogo. Não gostam quando as pessoas, sem sua permissão, começam a invadir sua vida pessoal.

Os indivíduos coléricos são planejadores, energéticos, impulsivos, determinados e altruístas. Assim como seu símbolo, são marcados pelas características de expandir e marcar. Portanto, procuram dar soluções e propostas para tudo, além de serem naturalmente diplomáticos, empáticos, autênticos, altruístas e guiados pela intuição.

Assim como o fogo queima, ele também aquece e conforta. Quando maduros, são líderes natos, decididos, confiantes e conseguem direcionar suas energias e se concentrar em um determinado assunto, além de tornarem-se fortes e pacientes. 

Pontos fortes: determinação, habilidade de liderança e praticidade;

Pontos a trabalhar: egocentrismo, intolerância e impaciência.

Para os coléricos, as profissões  ligadas a esse temperamento são aquelas que reafirmam suas características altruístas que envolvam liderança e motivação, como: professores, terapeutas, conselheiros, CEOs de empresas, gestores e militares.

3. Melancólicos 

Os melancólicos são aquelas pessoas emocionais, sensitivas, extremamente perfeccionistas, independentes, calmos, minuciosos e precisos. São consideradas pessoas frias e, em geral, introvertidas.

Representados pela terra, os melancólicos não são muito de se arriscarem, gostam de rotina, segurança e de estabilidade. Assim como seu símbolo, eles absorvem tudo intensamente. São profundos, consistentes e analíticos.

Esse temperamento tem dificuldade em se adaptar. Melancólicos não mudam facilmente de opinião, e, por isso, podem ser difíceis de conviver. Quando desenvolvidos, contudo, são obstinados e leais.

Pontos fortes: lealdade, dedicação, capacidade de análise, calma;

Pontos a trabalhar: egoísmo, pessimismo e relações pessoais.

As profissões indicadas para os melancólicos são aquelas que lhes proporcionam um ambiente calmo e seguro. Como são criativos e perfeccionistas, é comum encontrá-los como artistas, músicos, cientistas, educadores, secretários, supervisores, administradores, contadores, arquitetos e exercendo trabalhos sociais.

4. Fleumáticos

Os fleumáticos são pacientes, solidários e sonhadores. Eles procuram o repouso e se adaptam ao exterior. Geralmente são tranquilos, organizados, diplomáticos, dão valor ao silêncio e não perdem o controle facilmente, pois pensam bastante antes de agir. 

Já percebeu aquela pessoa mais calada do grupo, que prefere não dar sua opinião? Esse é o fleumático. Seu silêncio não é sinal de falta de opinião, e sim de não reagir muito bem com críticas e evitar conflitos. É fácil fazer amizade com eles, já que possuem um bom senso de humor, além de serem racionais, observadores, reflexivos e persistentes.

Esse temperamento é representado pela água. Quando desenvolvidos, são consistentes, eficientes e confiáveis. No entanto, quando não são maduros, tornam-se acomodados, indecisos e desmotivados. Dificilmente você verá um fleumático disputando uma posição de liderança.

Pontos fortes: Paciência, equilíbrio, confiabilidade, organização;

Pontos a trabalhar: lentidão, preguiça, indecisão e dificuldade para enfrentar os problemas.

As profissões ligadas a esse temperamento gostam de tarefas programadas e de organização. Algumas delas são: engenharias, arquitetura, assistências técnicas, educação, psicologia e secretariado.

Agora que você sabe quais são os quatro temperamentos, vale lembrar que se você não se identificou 100% com algum deles, não há problema. Afinal, não somos apenas nossos temperamentos. Também não existe temperamento bom ou ruim, ele é apenas um “tempero” pra vida.

Agora, olhe para você e desenvolva os pontos que precisam ser trabalhados. Além disso, você pode usar seus pontos fortes para o desenvolvimento profissional e escolher a carreira em que você será feliz. Que tal olhar o site do UNASP e conferir os cursos?

É sempre possível atingir seu potencial máximo. Se você ainda ficou com dúvidas, faça seu teste clicando aqui.

Agora que você já sabe qual o seu, nos conte, qual o seu temperamento?

Os comentários estão desativados.

Veja também