Se você sempre pensou em estudar novas culturas, viajar pelo mundo, trabalhar voluntariamente, conversar com pessoas de diferentes etnias e ainda fazer uma diferença na vida daqueles que precisam de ajuda, a missão intercultural é uma excelente opção para você.
Ser um missionário, em especial intercultural, é conseguir aprimorar suas habilidades. Muitas vezes, essa decisão acontece com o foco de levar a mensagem do evangelho através de ações humanitárias para pessoas do mundo todo. Ficou interessado? Então continue lendo para entender melhor sobre o assunto.
O que é missão intercultural?
A missão intercultural significa uma atividade, programa ou empreendimento que envolve comunicação e intercâmbio cultural entre diferentes grupos étnicos, culturas ou sociedades. Pode ocorrer em contextos diferentes e ter objetivos diferentes, mas em geral visa promover a compreensão mútua, o respeito e a cooperação entre pessoas de diferentes origens culturais.
Ela tem o objetivo de construir pontes e fortalecer as relações humanas entre pessoas. Além disso, desempenha um papel importante na promoção da paz, na resolução de conflitos e no enriquecimento das sociedades através da diversidade cultural.
Quais áreas posso fazer a missão intercultural?
Mais um lado bom da missão e de trabalhar com as pessoas é que você pode atuar em várias áreas. Podemos pensar portanto em educação, negócios, diplomacia, religião, voluntariado, arte e muitas outras.
O intercâmbio estudantil é um grande exemplo para você entender, já que é muito comum em várias instituições. Essa modalidade se refere a estudantes de diferentes países que passam algum tempo em uma escola ou universidade estrangeira, conhecendo a cultura do país anfitrião e compartilhando sua cultura.
Existem também os programas de voluntariado Internacional. Nele, pessoas de diferentes origens trabalham em conjunto em projetos de voluntariado no estrangeiro, promovendo a compreensão cultural e ajudando comunidades necessitadas.
Nos projetos artísticos e culturais, existem artistas e grupos culturais que visam frequentemente promover o intercâmbio cultural através de exposições, performances, festivais e outras iniciativas artísticas.
Já a missão intercultural para levar o evangelho é algo voltado para a religião. Com ela, você ajuda as pessoas por meio do auxílio da fé cristã, levando o amor de Deus para todos os povos do mundo. Com isso, além de auxiliar quem precisa, você pode aprimorar seus dons e idiomas com uma cultura diferente da sua.
Como posso fazer a missão intercultural?
Existem várias instituições que promovem missões interculturais aos alunos e beneficiários, aumentando a diversidade social da instituição. Um exemplo disso é o UNASP Next, que oferece inúmeros cursos voltados para a missão intercultural, como o curso “Escola de Missão: Estudos Interculturais”. Ele explica como podemos usar essa diversidade para disseminar a palavra de Deus e de que forma se voluntariar.
O conteúdo também conta com temas como: missão nas cidades, educação e saúde, na época moderna de hoje e em outros ambientes da vida. Esse conhecimento pode te ajudar a colocar em prática seu desejo de fazer a missão.
Agora você sabe como esclarecer suas dúvidas sobre missão. Tenho certeza que a missão intercultural é para você! Por isso, não perca tempo e se inscreva em algum curso para entender como sua vida pode ter propósito. Se você conhece algum amigo que também tem vontade de fazer missão e não sabe por onde começar, compartilhe esse texto com ele!