Blog do UNASP

Conheça 6 pós-graduações que estão em alta

Não é segredo para ninguém que com o aumento de profissionais graduados no mercado de trabalho, as pós-graduações se tornaram um diferencial para se destacar em processos seletivos, principalmente em vagas com perfil sênior. Dessa maneira, ter um diploma de especialista é essencial para alavancar sua carreira, independente da área profissional.

Por isso, se você é um profissional em início de carreira em busca de se preparar para os desafios do mercado de trabalho, esse texto foi feito para você! Confira abaixo os seis cursos de pós-graduação que estão em alta no Brasil.

Como escolher entre as pós-graduações?

Espere um pouco! Afinal, antes de saber quais são os cursos de pós-graduação mais procurados do mercado de trabalho, você precisa decidir entre os cursos de stricto sensu, mais conhecido como mestrado e doutorado ou lato sensu, e as pós-graduações mais práticas.

Quem deseja se especializar na área de pesquisa ou educacional, atuando como professor de universidades, deve optar por mestrados e doutorados. Por outro lado, quem prefere atuar no mercado profissional de forma mais geral e aumentar seus conhecimentos acadêmicos, deve optar pelas especializações. Enquanto os cursos de stricto sensu são mais teóricos, os lato sensu são mais práticos.

Quais são as especializações na área da saúde?

A área da saúde é uma das mais valorizadas e promissoras para quem deseja dar continuidade aos estudos e se especializar em um segmento específico. O estudante pode optar por se especializar na parte prática, de gestão, administração ou pesquisa em Saúde. 

Confira algumas opções de pós-graduação em Saúde:

1. Formação Geral em Neurociências

Os estudos são fundamentais para compreender o comportamento, as decisões e o relacionamento entre os indivíduos. Por isso, entender mais sobre as estruturas funcionais do cérebro e do sistema nervoso é de extrema importância para as áreas da saúde, negócios e Psicologia.

No UNASP, o curso é ofertado na modalidade à distância e possui uma parceria com o Neurogenesis Institute. Ele proporciona de maneira consistente e segura, um aprendizado profundo em diferentes aspectos da Neurociência.

2. Estética Avançada

Esta pós-graduação proporciona ao profissional o domínio de conhecimentos essenciais à prática de atendimento estético. Além disso, garante uma educação prática que permite aos seus alunos a aplicação das técnicas aprendidas em seus clientes. O curso é destinado aos profissionais esteticistas, médicos, biomédicos, farmacêuticos, fisioterapeutas ou profissionais que atuam na área da beleza e estética.

Quais são as especializações na área do Direito?

Segundo o último Censo da Educação Superior realizado pelo Ministério da Educação, a última década foi um período de consolidação do Direito como o curso mais popular entre os brasileiros. O relatório mostrou que a graduação tem mais de 830 mil estudantes matriculados em todo o país. Fala sério, com tantos estudantes entrando no mercado de trabalho, não existe diferencial mais importante que uma pós-graduação na área, não é?

Confira algumas opções de pós-graduação em Direito:

3. Direito Digital e Cibernético

O curso permite o domínio do profissional em crimes cibernéticos, criptomoedas, contratos eletrônicos e outras áreas do digital. O profissional formado pode atuar através da prestação de serviços e consultorias internas e externas, além de desenvolver soluções e aplicações práticas para o meio de atuação. Nessa era digital em que vivemos, o curso é uma ótima opção.

4. Direito do Trabalho e Previdenciário

Para quem se interessa por direito trabalhista, é fundamental conhecer as transformações e atualizações do sistema trabalhista. Esta pós-graduação oferece aulas com abordagem nos processos e práticas trabalhistas, ações cautelares, temas constitucionais e reformas desta área.

Especializações nas áreas de Comunicação e Tecnologia

A comunicação é gigante e envolve diferentes cursos, como Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas, entre outros. Além disso, o rápido crescimento das redes sociais e da intensificação do universo digital faz com que a especialização se torne ainda mais relevante. Nesse contexto, cursos de pós-graduação são uma ótima opção para quem busca mudar de área ou apenas aprender novas técnicas.

Confira algumas opções de pós-graduação em Comunicação e Tecnologia:

5. Gestão Comercial e Marketing

As constantes mudanças no cenário econômico e tecnológico causam grandes impactos no ambiente empresarial, especialmente, no modo de fazer o Marketing. Por isso, é necessário reformular as estratégias que envolvem a promoção de um produto ou serviço. Nesta pós-graduação, o estudante aprende a ter um pensamento e planejamento estratégico, entender o pensamento do consumidor e métodos de liderança, por exemplo.

6. Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Já a pós-graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial prepara o aluno para desenvolver o pensamento estratégico voltado à tecnologia e negócios. Durante o período de estudos, ele desenvolve o conhecimento nas áreas de análise de dados, Big Data, desenvolvimento de sistemas de software e Inteligência Artificial.

Agora que você já conhece alguns das pós-graduações mais procurados, não fique de fora e comece hoje a enriquecer o seu currículo! Ah, já ia me esquecendo… compartilhe esse texto com seus amigos e ajude eles na jornada do mercado de trabalho.

Os comentários estão desativados.

Veja também