Blog do UNASP

Como planejar uma boa rotina de estudos para o EAD

O ensino a distância aumentou nos últimos anos. Essa tendência foi impulsionada por consequência da pandemia, levando a novos métodos de ensino. Dessa forma, cada vez mais pessoas têm acesso a um curso superior sem sair de casa e precisam de uma rotina de estudos.

Qualidade de ensino, tecnologia de ponta, mensalidades mais acessíveis, horários flexíveis e possibilidade de estudar em qualquer lugar são as principais vantagens desse ensino. Mas, para que os estudos em EAD tenham bons resultados, é imprescindível ter planejamento. Descubra 5 passos que você pode seguir!

1. Identifique qual a sua forma de aprendizagem 

Cada pessoa tem um modo de aprendizagem que se identifica mais. Algumas preferem ouvir um podcast, outras assistir uma vídeo aula ou até mesmo escrever todo conteúdo. Por isso, é muito importante que você descubra qual é o seu método para colocá-lo em prática.

2. Escolha o melhor horário para estudar 

Avalie sua rotina e se pergunte quanto tempo você precisa para estudar para reter o conteúdo. Dessa forma, será possível determinar horários exclusivos para os estudos, não perdendo o prazo de nada e tendo uma rotina mais organizada e produtiva.

3. Crie um cronograma de estudos 

Tenha um cronograma de estudos perto de você com datas de entrega e os conteúdos que irá focar naquela semana ou mês. Se preparar para qualquer um desses eventos demanda tempo e foco, mas com a devida organização você evita estudar de última hora. 

4. Defina metas diárias

Tenha metas curtas, médias e de longo prazo. Assim você consegue visualizar o seu avanço. Defini-las é importante em um estudo para saber onde se quer chegar e aumentar os estímulos da conquista tendo satisfação com a conclusão da meta. 

5. Tenha um local de estudos 

Ter um local para estudar melhora o seu rendimento na aprendizagem. Já que a modalidade em EAD permite que o aluno estude em qualquer lugar, diversifique e prepare um bom ambiente. É importante ter um espaço apropriado para o estudo facilitando para o aluno manter o foco e evitar distrações.

Ter um bom planejamento é a base de toda organização, foco e responsabilidade. Você percebe que tudo fica mais fácil com uma rotina de estudos? Agora compartilhe com os amigos e venha entender como render mais nos estudos.  

Os comentários estão desativados.

Veja também