Blog do UNASP

Por que aprender inglês na infância?

Hoje em dia ter o inglês como língua é essencial para garantir boas vagas de emprego, fazer conexões e concorrer a oportunidades no exterior. A questão é que a maioria desses exemplos atinge exclusivamente a faixa etária adulta. Então por que estudar inglês na infância? As crianças conseguem aprender inglês?

Essas são algumas perguntas que podem surgir quando tratamos desse assunto. Justamente por isso preparamos esse blog post que responde a essas e outras dúvidas. Aproveite!

Criança aprende mais rápido

A criança tem uma capacidade natural de absorver os conteúdos que são apresentados para ela. Isso porque suas células estão predispostas a aprender coisas novas, tendo assim maior capacidade de adaptação.

Um estudo dirigido pelos cientistas do Kings College e da Brown University confirmou que a melhor idade para aprender uma nova língua é entre 2 e 4 anos de idade, ou seja, na primeira infância. Nessa faixa etária o cérebro está mais aberto a receber influências exteriores, principalmente para o aprendizado de uma nova língua, porque a criança ainda está no processo de alfabetização e ainda está assimilando novas palavras. 

Desenvolvimento de habilidades específicas 

Aprender uma nova língua na infância também acentua as habilidades de comunicação da criança. Incentivar essas habilidades nessa idade contribui para a construção de um cérebro saudável, autônomo e disposto a interagir com outros. 

As interações envolvendo a língua tem um impacto profundo nas habilidades sociais das crianças, o que as favorece fortemente já que dessa forma elas serão melhor compreendidas, o que facilita a comunicação tanto em casa quanto fora dela.  

Exposição a outras culturas

Quando a criança aprende desde cedo uma nova língua ela acaba se expondo a uma nova cultura, fora da sua zona de conforto, o que expande a sua visão de mundo e contribui para sua construção como pessoa, tornando-se mais empática e disposta a aprender com os outros.

Ao experimentar a realidade de outra cultura a criança ainda tem a possibilidade de desenvolver simpatia por áreas diversas como geografia, história, culinária e outras. Dessa forma, ela não se prende apenas ao conteúdo linguístico, mas amplia seu leque de possibilidades expandindo suas habilidades.

Prevenção de doenças

Estudar inglês também pode ser um grande aliado quando se trata da saúde, isso porque estudos realizados pela York University comprovaram que pessoas que falam mais de um idioma têm menos propensão a desenvolverem demência precoce e, até mesmo, Alzheimer.

O estudo de um novo idioma exercita o cérebro e assim potencializa suas funções cognitivas retardando e prevenindo diversas doenças que atingem especificamente esse órgão.

Fluência

A criança tem melhor facilidade de atingir a fluência perfeita, porque seu aparelho fonético apenas replica o que está sendo apresentado na primeira infância. Dessa forma ela pode crescer sendo fluente em outra língua, se impulsionada de forma correta, o que abre novas portas tanto no país materno quanto fora dele.

Incentivar a fluência desde pequeno evita a dor de cabeça de não ter uma língua estrangeira no currículo futuro. Estudar e trabalhar no exterior são oportunidades únicas, que podem ser conquistadas facilmente quando se é fluente na língua.

Estudo lúdico

Estudar inglês, além de desenvolver a criança em diversos âmbitos, pode ser um momento de diversão e conexão entre o aluno e o professor, sendo ele os pais ou o docente. Isso porque expor a criança a músicas e desenhos em inglês já é um primeiro passo importantíssimo para a familiarização da língua. 

Ao inserir o estudo lúdico no ensino de inglês a criança se interessa mais pelo que está sendo apresentado. Alguns exemplos simples de como introduzir o inglês de forma divertida à vida do pequeno aluno é através do uso de jogos digitais e até mesmo da hora de contar histórias. Se adaptados de forma correta, essas podem ser ferramentas essenciais para o desenvolvimento da língua.

Onde estudar? 

Encontrar um lugar capaz de ensinar inglês para crianças na primeira infância, de forma correta, pode ser um desafio, já que nem todos compreendem todas as habilidades desenvolvidas através desse aprendizado.  

Pensando nisso, o UNASP oferece não só o ensino de inglês, mas a imersão bilíngue para crianças desde a educação infantil. Tendo a seu dispor diferentes ferramentas de ensino, os alunos são expostos a aulas lúdicas, rodeados pela natureza, e têm acesso a materiais didáticos essenciais para o desenvolvimento completo da língua. 

Preparar a criança para o futuro é essencial, e o inglês é uma das melhores formas de fazer isso. Quanto mais cedo ela for exposta a esse aprendizado, melhor. É justamente por isso que é importante aprender inglês na infância. 

Respondemos a sua pergunta? Então compartilhe com quem você sabe que pode ter essas mesmas dúvidas e que precisa saber disso!

Os comentários estão desativados.

Veja também