Por aqui, o blog sempre fala sobre MBTI, Temperamentos e como esses aspectos da personalidade afetam o dia a dia. Por vezes surgem dúvidas sobre que curso fazer, qual faculdade escolher, em que caminho seguir… essas perguntas poderiam ser resolvidas por meio do autoconhecimento. A psicologia, ciência que estuda a mente e os comportamentos, aborda o quão importante é se conhecer. Mas como começar nessa jornada sobre si mesmo?
Uma das abordagens terapêuticas estudadas na psicologia é a Terapia – Cognitivo Comportamental, conhecida com TCC. Ela ajuda a entender o sofrimento, a dor e problemas emocionais como adversidades de interpretação do próprio ser humano. Partindo desse ponto de vista, a TCC trabalha com ações mais práticas visando a mudança de comportamento através da mudança de pensamento.
Registro de Pensamentos Disfuncionais
O Registro Diário de Pensamentos Disfuncionais, também conhecido como RDPD, é um método utilizado pela abordagem TCC. Essa técnica consiste na análise do chamado ABC de Ellis, onde existe:
A= Adversidade, fato que aconteceu;
B= Interpretação do problema, crença e cosmovisão;
C= Consequência, comportamento no após;
A TCC acredita que o modo “B”, como interpretamos, afeta a consequência que vem logo depois. Sendo assim, para boas consequências é preciso uma mudança de interpretação do problema, avaliado na abordagem cognitiva comportamental. Agora, o método RDPD é algo que o paciente faz por si mesmo. Mas como fazer esse registro?
Cada vez que você perceber uma mudança de sentimentos, tome isso como um norte para registrar e adquirir autoconhecimento. Sendo assim, anote a situação em detalhes! Além disso, adicione a data e o horário, especificando cada momento.
Na prática, o mapeamento das emoções funciona do seguinte jeito:
Mapeamento das emoções e autoconhecimento
Esse mapeamento é feito diariamente e pode ser usado como material para o terapeuta analisar tanto os pensamentos automáticos quanto as suas respostas racionais. Essa planilha também é muito útil para o autoconhecimento, pois com RDPD você conseguirá ter uma visão macro de si mesmo, podendo muitas vezes encontrar um gatilho em padrões de pensamentos automáticos mediante os acontecimentos.
Pensamentos disfuncionais são todos os que trazem uma visão negativa e distorcida da realidade que gera desconforto e não agrega em nada positivo na vida de quem nutre esse sentimento. Sendo assim, a TCC afirma que é ótimo aprender a diferenciar a realidade daquilo que é percepção, no sentido de que isso agrega maiores certezas dentro da vida de quem pratica o RDPD.
Já fez o Registro Diário de Pensamentos Disfuncionais? Se não, essa é uma ótima alternativa para começar a ter autoconhecimento! Lembre-se que é muito importante buscar um psicólogo para acompanhar o seu processo. Por enquanto, construa sua planilha e faça o teste. Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa