Blog do UNASP

Mitos e verdades sobre o curso de Ciências Contábeis

Saber os mitos e as verdades sobre Ciências Contábeis pode ser um bom começo para você que está em dúvida se a profissão combina com você. Confira agora!

Quando pensamos em Ciências Contábeis algumas dúvidas costumam surgir. Por isso, o que precisamos entender, primariamente, é que a área está relacionada aos bens, direitos e obrigações dos patrimônios. É, portanto, um ramo que se propõe a prestar serviços a entidades públicas e privadas, assim como para pessoas físicas.

Apesar de ser uma profissão bastante abrangente, muitas pessoas tendem a desistir dela antes mesmo de iniciar a graduação. Isso porque, há um senso comum de que a área é só para homens e que se resume apenas a números e escritórios fechados. 

Pensando em ajudar você a desmistificar alguns estereótipos, separamos 3 mitos e 3 verdades sobre as Ciências Contábeis. Acompanhe…  

Mito: “Todo contador é bom em matemática”

Aposto que você já ouviu isso inúmeras vezes, mas fique tranquilo se você não tem muita afinidade com exatas. Todos os conceitos matemáticos vistos na faculdade são bem diferentes daqueles aprendidos no período do Ensino Médio. Além disso, a Contabilidade não exige cálculos complexos da Matemática avançada. 

Verdade: “Toda empresa precisa de um contador”

De acordo com o artigo 1.179 do Código Civil,  “o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Ainda segundo a lei, o contador deve ser legalmente habilitado e registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). 

Mito: “Ciências Contábeis é só para homem”

Você sabia que quase 50% dos profissionais de Contabilidade são mulheres? A previsão, inclusive, é que, em 2026, o número de mulheres na área seja maior que o total de homens em 1%. Este é um número bastante expressivo para a nossa sociedade patriarcal e machista.  

Por isso, a profissão é para todos! Até mesmo para você que identifica-se como mulher e tem interesse pelo ramo. 

Verdade:  “O contador precisa lidar com pessoas”

Está enganado quem acha que o contador só se relaciona com números dentro do seu escritório fechado. Assim como em quase todas as áreas, o profissional de Ciências Contábeis precisa ter um bom relacionamento interpessoal. Para analisar os resultados e planejar os investimentos e orçamentos de cada setor da empresa, por exemplo, ele estará em contato com pessoas. 

Mito: “Todo contador tem um início de carreira difícil”

Em um âmbito geral todo início é desafiador, independentemente da área de atuação. Apesar disso, é recorrente ver boas ofertas de estágios e de vagas para quem está começando na Contabilidade. Não raramente, é bem comum alunos já nos primeiros anos da faculdade conseguirem ingressar na área.

Verdade: “Contadores são importantes para a abertura de uma empresa”

Para todo início de empresa é indispensável ter o auxílio de profissionais experientes e que entendam sobre capital, finanças e sobre os três pilares apresentados das Ciências Contábeis, apresentados no início deste post: bens, direitos e obrigações de patrimônios e empresas. 

Assim, evita-se o risco da quebra de caixa ou altos prejuízos, decorrentes da falta de informação. 

Agora que você já está por dentro dos principais mitos e verdades da Contabilidade, que tal conhecer a nossa graduação em Ciências Contábeis? Aqui no UNASP oferecemos a você uma graduação prática, com laboratórios especializados e uma empresa júnior de consultoria que te prepara, desde o primeiro semestre de curso, para os desafios do mercado. Saiba mais clicando aqui!

Deixe um comentário

Veja também