Blog do UNASP

O que fazer depois que estudar psicopedagogia

A Psicopedagogia é uma ciência humana que estuda processos de aprendizagens para crianças, adolescentes e adultos, assim como identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo. Tem interesse nessa área de atuação? Então leia até ao final para ver todas as dicas!

Áreas de atuação do psicopedagogo

O bacharel psicopedagogo está apto a atuar ainda com pacientes em hospitais, em ONGs ou em centros comunitários. Pode manter consultório, orientando estudantes e seus familiares no processo de aprendizagem.

Se optar pela área clínica, pode também prestar serviços em clínicas e consultórios que tratem transtornos de aprendizagem.

Quando na área de educação, trabalha no paciente o problema que o levou a evasão escolar ou a dificuldades que pode vir a enfrentar.

Existem ainda os orientadores pedagógicos que auxiliam nas dúvidas relacionadas a grade curricular da escola, metodologia de ensino e abordagem ao aluno.

Vagas em recursos humanos

O Psicopedagogo é ainda muito usado em Recursos Humanos nas empresas, órgãos públicos ou ONGS por serem facilitadores em processos de aprendizagem da função a ser desempenhada dentro daquela instituição.

Com a aprovação do Senado em 2014 e sancionada/ regulamentada em 2017, a profissão pode ser exercida por graduados em psicopedagogia e também por quem tem diploma em Psicologia, Pedagogia ou uma licenciatura, que tenha feito curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.

Porém, a área de interesse desse bacharel é realmente a clínica, onde este ocupa mais espaços. E nesse caso, o Psicopedagogo ainda pode atuar como autônomo, em consultório próprio, ou como consultor em instituições de ensino, interessadas em aperfeiçoar os processos de aprendizagem. Já existe inclusive tratamentos cobertos por convênio que se utilizam do profissional.

Onde mais contratam?

Observamos assim que os principais empregadores são escolas, hospitais e clínicas de psicologia.

As vagas em instituições como empresas, o profissional ainda é bastante usado no treinamento de funcionários, já que a legislação brasileira determina que 5% dos postos de trabalho em grandes corporações sejam preenchidos por deficientes, o profissional é procurado para orientar e auxiliar na contratação e adaptação dessas pessoas.

Há ainda um espaço bem interessante que ocupa a área jurídica através da composição de equipes multidisciplinares nas varas de família e de infância. A aprovação da Lei Menino Bernardo, a Lei da Palmada, abriu espaço para o profissional em instituições jurídicas, na identificação dos possíveis problemas de abuso que uma criança poderia sofrer no ambiente familiar. Esse trabalho pode se estender a centros comunitários, centros socioeducativos e ONGs.

Você pode encontrar mais vagas aqui.

O curso pode ser feito tanto na graduação quanto na pós-graduação, como por exemplo, uma especialização.

Onde encontrar uma especialização em Psicopedagogia?

O objetivo é formar um profissional com olhar dirigido à aprendizagem humana em diferentes contextos. Para isso, o UNASP oferece o curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica que oferece saberes nas áreas de psicologia e pedagogia para que o profissional compreenda como o ser humano assimila e processa as informações, desenvolve ações de prevenção e superação de dificuldades, visando a facilitação do aprendizado, construindo assim, conhecimentos.

É um universo encantador. Você que é psicopedagogo e quer se aprimorar na área, permita-se conhecer! Você vai se apaixonar!

Deixe um comentário

Veja também