Blog do UNASP

Não passei no vestibular! Tento mais uma vez ou espero?

Essa é uma das perguntas mais comuns na vida de estudantes que acabaram de receber o resultado do vestibular e não conseguiram a aprovação. Infelizmente, pode acontecer com qualquer um. 

A sua primeira reação pode ser de frustração e tristeza, afinal, a expectativa era de que todo o esforço e dedicação fossem recompensados com a tão sonhada vaga na universidade. Mas, após a primeira reação, é preciso avaliar as opções e decidir qual caminho seguir. 

Siga em frente após o vestibular

Preparamos um passo a passo de como seguir em frente depois da reprovação. Confira o que você deve fazer:

1. Analise os motivos 

Se você não passou no vestibular, a primeira coisa que precisa fazer é analisar os motivos. Será que você estudou o suficiente? Talvez seja necessário repensar a forma que você estuda e buscar novas estratégias para melhorar o desempenho. Uma boa ideia é conversar com professores ou profissionais da área para obter dicas de estudo e preparação para a próxima prova.

2. Avalie as opções 

Mas se você estudou muito e ainda assim não conseguiu passar no vestibular, pode ser que seja necessário esperar um pouco antes de tentar novamente. Avalie suas opções e decida se é melhor tentar mais uma vez ou esperar um pouco. Lembre-se que não passar no vestibular não é o fim do mundo! Muitas pessoas já passaram por isso. Você está longe de ser o único a enfrentar uma reprovação. Sem desespero, ok? 

3. Não desanime

É importante não desanimar. Estudar para o vestibular pode ser uma tarefa árdua, mas não é impossível. Com a mentalidade certa, as estratégias certas e uma boa dose de disciplina, é possível se preparar adequadamente e alcançar a aprovação. Além disso, muitas vezes o processo de preparação para o vestibular ajuda no amadurecimento pessoal e profissional, o que pode ser benéfico a longo prazo.

Abra sua mente

Se você decidir esperar, é importante aproveitar o tempo livre para se aprimorar em outras áreas. Você pode se dedicar a cursos on-line, aprender uma nova língua ou se envolver em atividades voluntárias. Além disso, é importante se manter informado sobre as mudanças no mercado de trabalho e na área em que pretende atuar, para que esteja sempre preparado quando chegar a hora de retomar os estudos.

Não passar no vestibular pode ser um momento difícil, mas não jogue tudo para o alto. Tenha calma, decida o que é melhor para você e mantenha a determinação para alcançar seus objetivos. 

Se você não passou no vestibular e está em dúvida sobre o que fazer, lembre-se: não desista dos seus sonhos! Seja para tentar novamente ou para esperar um pouco, comece agora mesmo a planejar seus próximos passos e se dedique para alcançar seus objetivos. Aproveite para compartilhar essa dose de ânimo com algum vestibulando que você conhece. Tudo vai dar certo!

Os comentários estão desativados.

Veja também