Blog do UNASP

Maternidade e estudos: é possível conciliar?

Apesar do que muitos acreditam, a maternidade não significa desistir de todos os seus sonhos. É possível ser mãe e cursar uma faculdade. Mas tudo depende da estratégia utilizada. Um dos primeiros métodos eficazes é o ensino a distância, já que você faz o curso desejado no conforto da sua casa, adequando as aulas à sua rotina. Você, mamãe, pode ser o que quiser ao lado dos seus filhos, atrelando o melhor dos dois mundos. Para uma melhor experiência, separei algumas dicas para te ajudar a não perder a cabeça e conquistar o tão sonhado diploma. 

1. Organize o seu dia 

Não adianta apenas sonhar, é necessário ter uma organização diária para que sua agenda fique tranquila. Por conta disso, o mais eficaz é criar uma rotina para que os horários não se choquem. Se você é do tipo que gosta de escrever um planner ou agenda física, faça dessa forma. No entanto, se é o tipo de mamãe mais tecnológica e se sente mais confortável em utilizar o calendário do celular ou aplicativos como o Notion, vá fundo e dê prioridade a sua organização diária. 

Ao separar direitinho a sua rotina, saberá exatamente qual o momento ideal para os seus estudos. Se for a noite, por exemplo, suas tarefas serão na parte da manhã. Logo, o tempos de qualidade com a família pode ser na parte da tarde e por aí vai. 

2. Planeje seus estudos 

Por ter um dia a dia mais corrido do que a maioria, aconselho que você não deixe matéria acumular e adiante sempre seus trabalhos e atividades. Além de te deixar mais tranquila, a matéria sempre estará na ponta da língua. Vamos ser sinceros: quem não gosta de ser o queridinha do professor?

3. Use a tecnologia 

Estamos na era da tecnologia. Não tem nada melhor do que usar ao máximo desse formato. Aproveite cursos e palestras on-line que a faculdade disponibilizará. Além disso, as ferramentas do ensino a distância costumam ser didáticas e facilitar a integração com ferramentas do seu interesse.

Agora, vamos seguir com algumas dicas relacionadas ao seu bem-estar.

1. Não se sinta culpada 

Não se sinta intimidada com a diferença de realidade entre você e os colegas de turma. Nem pense que é impossível seguir com seu curso. Lembre-se que mãe é mãe, e não teria outra pessoa para completar com eficiência esse desafio. 

2. Aceite suas limitações 

Às vezes não dar conta de tudo por conta do seu contexto pode acontecer. O segredo é manter a calma e não se desesperar. No final, tudo dá certo depois de respirar fundo e reorganizar os seus pensamentos. A chave é não se comparar, focar no seu desempenho e ponto final. 

3. Procure apoio

Procurar pessoas próximas ou em comunidade virtuais, que passam pela mesma situação que você, irá melhorar a sua experiência em 100%. Ter amigas ou um clube em que possa depositar os seus fardos e anseios com certeza deixará tudo mais leve. Se identificar com um grupo é de extrema importância para que a sensação de solidão seja dissipada e apenas o amor e acolhimento ganhem vez. 

4. Não desista 

Sei que é mais fácil falar do que fazer, mas a persistência faz colher frutos no futuro. Imagina a sensação de concluir um caminho longo e cansativo e saber que adquiriu mais uma conquista? O olhar de orgulho dos filhos ao ver a mãe, que eles já admiravam, recebendo o seu diploma no final se torna uma vitória conjunta. 

Mãe é a definição de força e obstinação. Com elas se aprende que mesmo quando a vida não é fácil ao darmos nosso melhor e lutar pelos objetivos, tudo é possível. Força e mãe são sinônimos que se entrelaçam juntos como um só. Se alguém pode dominar mais esse desafio são as mães. Leia mais dos nossos conteúdos.

Os comentários estão desativados.

Veja também