Blog do UNASP

Como se envolver em projetos de extensão durante a graduação

Os projetos de extensão são um meio em que os estudantes podem se aproximar e contribuir com a população. Além de aprimorar o conhecimento dos alunos, essas atividades possibilitam a construção de saberes interdisciplinares e proporcionam a troca de experiências e conhecimentos entre professores, estudantes e a sociedade.

Esse é um componente curricular que, ao longo dos semestres, possibilita uma interação entre os estudantes e a sociedade. As atividades de extensão possuem diversas vantagens, não só para os alunos, mas também para a sociedade e para a própria instituição de ensino. 

Neste artigo, vamos mostrar algumas formas de se envolver em projetos de extensão durante a graduação. Continue a leitura!

Participar dos projetos integradores

Alunos de diversos cursos podem desenvolver essa modalidade de extensão através dos projetos integradores que ocorrem durante todos os semestres do curso. Mediante atividades como produção de documentários, jornais impressos, programas de TV, projetos de ensino, os estudantes aplicam seus conhecimentos em projetos que objetivam uma atenção especial às necessidades da sociedade. 

Os cursos de graduação possuem as atividades de extensão em sua grade curricular por ser uma exigência para cada curso. Portanto, não adianta querer evitar essa atividade, pois ela é necessária para obter seu diploma.

Participar de projetos sociais

Os alunos do curso de Ciência da Computação têm a oportunidade de atuarem com projetos que auxiliam a sociedade e promovem atividades como: alfabetização digital da terceira idade, dispositivos móveis e alfabetização digital para deficientes visuais, laboratório de tecnologia para pessoas com deficiência e reciclagem de computadores. 

Já cursos de saúde promovem atividades que visam o bem-estar da população regional. Entre os projetos que compõem a grade curricular do curso de Educação Física, está o desenvolvimento do grupo de caminhada para adultos e idosos. Além disso, o curso também oferece a oportunidade da realização de Ginástica Acrobática para Jovem.

O curso de Enfermagem e Nutrição também desenvolvem atividades como: assistência a cuidadores e acompanhantes, Projeto + Saúde e educação nutricional e qualidade de vida para a comunidade, além de outros projetos.

Participar de grupos de pesquisa 

Como forma de atividade de extensão, os alunos também podem contribuir com pesquisas acadêmicas através da produção de artigos científicos e a participação em grupos de pesquisa.  Por meio destas atividades, se procura viabilizar conhecimentos a fim de transformar a relação entre academia e sociedade. 

Neste artigo, mostramos algumas maneiras de se envolver em projetos de extensão, que são fundamentais para ampliar o conhecimento e possibilitam uma interação entre os estudantes e a sociedade. Então, não tenha medo de pular no mar de oportunidades que são oferecidas por meio dessa atividade e aproveite para crescer na sua profissão.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para ler outro artigo que traz dicas sobre como se organizar no novo ano de estudos!

Os comentários estão desativados.

Veja também