Blog do UNASP

Plantinhas para você, estudante, cuidar!

Ter plantinhas em casa, seja no jardim, varanda ou até mesmo na janela é um caminho sem volta. Pois elas deixam o ambiente mais aconchegante, agradável e bonito. Mas nem todas as espécies demandam tanta atenção especial ou habilidades específicas de cuidado. Pelo contrário, algumas são perfeitas para quem mora em apartamento ou não tem tanto tempo.

Então, se você pensa que não pode ter uma plantinha por ser estudante e ter uma vida super atarefada, não se preocupe. Conheça, agora, alguns tipos de espécies facilmente cultivadas em casa e seja o mais novo pai ou mãe de planta! 

Cactos e suculentas

Os cactos são típicos das regiões desérticas, por isso preferem um ambiente mais seco. Isso os torna mais resistentes a possíveis esquecimentos de abastecimento de água, uma vez que precisam de pouca hidratação. Eles são classificados como suculentas, que são plantas capazes de acumular água por um longo período de tempo. Mas também há outras espécies com esta habilidade, como a família das crassuláceas, liliáceas, entre outras.

Jibóia

Calma, não estamos falando do animal! A jibóia é uma planta tropical, de folhagem trepadeira delicada em formato de coração, o que a torna muito usada para decoração. É uma planta resistente e fácil de cuidar, pois exige pouca manutenção. O ideal é cultivá-la em vasos e em ambientes internos, regá-la duas vezes na semana e garantir que ela receba luz natural diariamente. 

Violeta

As violetas são flores com dimensão compacta e por isso são fáceis de cultivar em vasos e em ambientes pequenos, como apartamentos. Elas devem estar em ambientes protegidos do sol, porém devem receber claridade indireta e água regularmente. São encontradas nas cores roxo, rosa, branco, vinho, dentre outros;  e são ótimas para decorar os ambientes com suas pétalas delicadas.

Aglaonema

Também conhecida popularmente como café-de-salão, é um tipo de folhagem tropical com variações de tons de verde e outras cores em sua coloração. É uma planta que  pode crescer na sombra e com pouca água, o que é perfeito para quem mora em apartamento e é um pouco esquecido. Entretanto, suas folhas são tóxicas. Por isso, deve-se ter um cuidado importantíssimo e mantê-las fora do alcance de animais e crianças!

Samambaia

Essa planta possui uma bela folhagem que decora muito bem os ambientes, pois é extensa e volumosa, podendo até mesmo passar de um metro. As samambaias preferem ambientes iluminados com luz indireta, por isso, são populares em decorações suspensas de ambientes internos, como varandas ou ao lado de janelas. Além disso, elas também tornam o ambiente mais agradável, não apenas pela sua beleza, mas também por liberar umidade com a sua transpiração.

Croton

Estas são plantas versáteis, podendo ser cultivadas de maneira exterior ou interior, tanto em canteiros quanto em vasos. Elas possuem uma folhagem colorida que mescla tons de diferentes cores como vermelho, amarelo e verde. Também são resistentes e fáceis de cultivar. Por isso, são ideais para quem está começando a cuidar de plantas e não tem muita experiência.

Agora, com essas dicas, você já pode começar a ser um pai ou mãe de planta! Mas não se esqueça, mesmo sendo plantinhas mais fáceis de cuidar, elas continuam precisando de cuidado e atenção. 

Então se prepare para colocar a mão na massa e começar o cultivo de plantinhas para aquecer o seu coração e deixar a sua casa mais aconchegante. Ah, e não se esqueça de compartilhar essa lista com o seu amigo de jardinagem!

Os comentários estão desativados.

Veja também