Blog do UNASP

Como aproveitar a primavera para estudar ao ar livre?

A primavera já começou! Essa é uma estação de transição entre o inverno e o verão, e suas características são marcantes, pois é um período de renovação da natureza. 

Quando se fala nesta estação, as flores e a luz do sol vem logo à mente. Mas você sabe como aproveitar essa fase e ainda manter sua rotina de estudos?

Caso não saiba, continue neste texto, pois eu vou te contar alguns benefícios de estudar ao ar livre!

Melhor qualidade do ar

Não é novidade que o ar puro faz bem a qualquer pessoa. Em ambientes externos, geralmente o ar é mais fresco e oxigenado, principalmente debaixo de uma árvore ou perto de um lago. Logo, ao sair de sua casa para estudar em um local ao ar livre, além dos benefícios gerais à saúde, isso melhora a qualidade do ar que você respira durante esse período. Além disso, aumenta a clareza mental e o foco enquanto aprende. 

Concentração nos estudos

E por falar em concentração… O ambiente ao ar livre, muitas vezes é mais calmo e tranquilo do que espaços fechados. Sendo assim, a probabilidade de se concentrar melhor no assunto é tão grande quanto o sono que te dá ao olhar para cama enquanto estuda no quarto. A natureza oferece um ambiente sereno que ajuda a reduzir distrações e permite um foco mais nítido nas tarefas de estudo. 

Com menos chuvas, a primavera traz consigo a luz do sol, que também é associada a uma melhoria na concentração. A luz natural ajuda a regular o famoso relógio biológico. Isso resulta em um sono melhor à noite e, por sua vez, em um melhor desempenho durante o dia. Além disso, o ar fresco e a mudança de cenário podem revitalizar a mente, tornando-a mais receptiva ao aprendizado.

Redução do estresse ao ar livre

Com certeza a redução do estresse é um dos benefícios mais significativos de estudar ao ar livre. A exposição à natureza reduz o estresse e promove o bem-estar mental, aliviando a ansiedade e a pressão associadas ao aprendizado, criando um ambiente mais relaxante.

De acordo com um estudo realizado pela Nature, passar pelo menos 120 minutos por semana na natureza está associado a boa saúde e bem-estar. A simples presença de elementos naturais, como árvores, flores e o som de pássaros, proporciona um ambiente tranquilo que facilita a concentração e promove o relaxamento mental. Então por que não aproveitar esse efeito calmante e terapêutico para otimizar o aprendizado na estação mais florida do ano?

Atividade física na hora de estudar

Para estudar ao ar livre, muitas vezes é preciso caminhar ou se movimentar de alguma forma até chegar ao local de estudo. Além do mais, fazer uma pausa e esticar as pernas, respirar ar fresco, ou mesmo fazer uma breve caminhada durante os estudos, melhora significativamente o bem-estar. Isso integra o exercício físico à sua rotina, o que revigora a saúde de forma geral, aumenta a energia e, claro, melhora o foco!

Estímulo criativo e a primavera

A natureza é repleta de elementos visuais e sonoros com o poder de quebrar bloqueios criativos, facilitando o fluxo de ideias. A transição da paisagem durante a primavera, com seu renascimento e revitalização, serve como uma rica fonte de inspiração para a criatividade

A beleza natural e o ciclo de renovação que ocorre nessa estação também podem ajudar a pensar de maneira mais inovadora e a encontrar soluções criativas para problemas complexos. Seja lendo, escrevendo, pintando, ou trabalhando em projetos criativos, a primavera oferece um cenário ideal de exploração da expressão criativa e fomentação do surgimento de novas ideias.

Praticidade e flexibilidade

Por último, mas não menos importante, estudar ao ar livre oferece flexibilidade de horário e local e na maior parte das vezes não exige investimento financeiro. Ao escolher ambientes naturais, como parques ou áreas de ambiente externo, não há necessidade de desembolsar dinheiro com taxas de inscrição ou mensalidades, pois em grande maioria são de acesso gratuito. 

Além disso, você pode escolher quando e onde estudar. A diversidade de ambientes permite integrar o aprendizado de forma harmoniosa com a vida ocupada de alguém que precisa dividir a vida entre os estudos e outras atividades diárias. Esses fatores tornam o aprendizado ao ar livre uma opção prática e eficaz para atender às necessidades de uma variedade de pessoas, independentemente de sua situação financeira ou da agenda cheia. 

Agora que você conhece alguns dos inúmeros benefícios de se conectar com a natureza e estudar ao ar livre, não tem como deixar passar a oportunidade de viver essa experiência. 

Aproveite a estação das flores e inclua essa atividade em sua rotina, antes que a primavera acabe. Se você gostou, compartilhe esse texto com seus amigos convidando a se juntarem nessa experiência renovadora, produtiva e única.

Os comentários estão desativados.

Veja também