Blog do UNASP

Saiba 6 benefícios de aprender espanhol

Você sabia que é mais fácil para os brasileiros aprenderem espanhol do que outras línguas? Isso ocorre porque as duas línguas têm raízes latinas, o que facilita a compreensão da gramática e do vocabulário compartilhados. Além disso, falar dois ou mais idiomas abre um mundo de oportunidades.

O espanhol, aliás, é a segunda língua de trabalho mais falada no mundo, o que significa que dominá-lo pode ser um fator importante para a obtenção de empregos melhores e mais oportunidades. Isso se deve a crescente importância dos países de língua espanhola na economia global.

O bilinguismo também traz vantagens para a sua mente. Segundo estudos da Universidade de Gante, na Bélgica, falar mais de um idioma parece ajudar o cérebro a resistir aos efeitos de doenças como o Alzheimer. Portanto, aprender espanhol não só amplia seus horizontes culturais e de trabalho, mas também pode contribuir para a saúde da sua mente a longo prazo. Por isso, conheça 7 benefícios de aprender espanhol.

1. Oportunidades Profissionais

O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo, com mais de 460 milhões de pessoas falando espanhol como primeira língua e cerca de 580 milhões de pessoas falando espanhol como segunda língua. Isso cria um mercado de trabalho amplo e diversificado que abrange comunidades de língua espanhola em todo o mundo. Falar espanhol pode te abrir grandes oportunidades de trabalho e crescimento na carreira, desde comércio e investimento até educação e saúde.

2. Viagens

Sem dúvidas, viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que você pode realizar na vida. Porém, o que pode tornar essa aventura ainda mais bem-sucedida é o domínio do espanhol. A lista de países onde o espanhol é a língua predominante inclui destinos populares e diversos como Espanha, México, Peru, Cuba e República Dominicana. Aqueles que não falam a língua ficam muitas vezes restritos às zonas turísticas, onde se sentem confortáveis, mas muitas vezes perdem aspectos importantes da cultura local.

Falar espanhol, lhe permite explorar os mercados locais, conversar com os habitantes locais, saborear a cozinha autêntica e apreciar tradições e costumes de uma forma muito mais profunda. Isso acrescenta uma dimensão incomparável às suas viagens e permite experimentar a verdadeira essência de um país.

3. Cultura e Literatura

A língua espanhola é um verdadeiro tesouro literário. Aprendendo espanhol, você terá a oportunidade de entrar em um universo fascinante e enriquecedor, assim como se envolver com obras literárias incríveis de autores famosos como Miguel de Cervantes, com seu icônico “Dom Quixote“, e Federico García Lorca, com sua poesia apaixonante.

Além disso, a literatura hispano-americana também é extremamente rica, com nomes como Jorge Luis Borges e Julio Cortázar, que nos levam a mundos fantásticos e surreais. Através do estudo do espanhol, você poderá mergulhar em histórias cativantes, explorar diferentes períodos da literatura e apreciar as nuances e estilos únicos desses escritores talentosos. Não se esqueça da importância da literatura como forma de expressão cultural, que nos permite conhecer e compreender melhor a sociedade e os valores de uma comunidade. 

4. Integração Social

Ao dominar o idioma, você terá a capacidade de se comunicar de forma mais eficiente e eficaz com os moradores locais, o que facilitará a sua interação no dia a dia. Isso não apenas ajudará a estabelecer conexões mais profundas com as pessoas ao seu redor, mas também permitirá que você compreenda melhor a cultura, as tradições e os costumes locais.

Além disso, ao se comunicar em espanhol, você pode participar de eventos sociais, conhecer novas pessoas e fazer amizades, o que contribuirá para uma experiência mais enriquecedora em seu novo ambiente. Portanto, aprender essa língua não é apenas uma questão de dominar um novo idioma, mas também reconhecer que este tem um impacto significativo na sua integração social em um país hispano.

5. Exercício Mental

Falar mais de um idioma envolve a ativação de diferentes áreas do cérebro, o que pode melhorar a memória, a concentração e a capacidade de resolução de problemas. Isso requer adaptação a novas estruturas gramaticais e vocabulário, o que promove flexibilidade mental e agilidade cognitiva. Aprender espanhol pode melhorar suas habilidades de tomada de decisão, forçando você a pensar crítica e analiticamente ao escolher as palavras e expressões certas.

A prática de alternar entre idiomas melhora a capacidade de realizar multitarefas. Além disso, ajuda a mudar o foco de forma eficiente. Manter-se mentalmente ativo aprendendo um novo idioma pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo à medida que envelhece.

6. Diversidade Linguística

Promover a diversidade linguística é essencial para a preservação das diversas línguas e culturas do mundo. Cada idioma é uma janela para uma cultura única, repleta de história, tradições e perspectivas singulares. Por isso, aprender espanhol não apenas enriquece seu repertório linguístico. Essa também é uma maneira de contribuir para a preservação da língua hispana e das culturas que a envolvem.

Além disso, a compreensão global se fortalece quando mais pessoas têm a capacidade de se comunicar em diferentes idiomas. O espanhol é uma das línguas mais faladas do mundo, e ao aprender e promover seu uso, você ajuda a construir pontes culturais e a facilitar a compreensão entre diferentes comunidades. Isso é fundamental para a coexistência pacífica e a colaboração em um mundo cada vez mais interconectado. Portanto, aprender espanhol é um passo valioso em direção à promoção da diversidade linguística e ao fortalecimento das relações globais.

Gostou do conteúdo? Então já manda este texto para alguém que está pensando em aprender um  novo idioma.

Os comentários estão desativados.

Veja também