Caros Professores da Educação Básica e Superior e demais Colaboradores do UNASP,
Estamos a poucos dias da volta às aulas (31/1 para a educação básica, 7/2 para a graduação). Todos os preparativos, treinamentos, capacitações e colegiados estão sendo finalizados nesses próximos dias e certamente teremos um início de período letivo com todo o ânimo.
Mas, também, sabemos que é um momento para cuidados. A pandemia ainda não acabou e devemos nos empenhar ao máximo para agir com responsabilidade.
Pais, familiares e alunos têm manifestado, coerentemente, algumas preocupações sobre o retorno e vamos nos comunicar com todos para explicar o que estamos fazendo e como agiremos em casos específicos. Mas queremos que vocês conheçam os pontos principais desta comunicação antes de a enviarmos. Além disso, queremos que vocês também tenham as respostas mais adequadas sobre as suas próprias preocupações.
Há alguns pontos principais que, bem explicados, atendem à maioria das dúvidas.
As datas e o modelo presencial de retorno estão confirmados.
As atuais definições governamentais definem aulas presenciais, apenas, para a educação básica, e até 40% da carga-horária remota que já tínhamos antes da pandemia para a graduação presencial. (Pós-graduação lato sensu e os cursos EAD, obviamente, não seguem essa orientação).
Não haverá rodízio entre os alunos. Todos os estudantes, de todos os níveis, serão aguardados presencialmente, em sala.
(Apenas os alunos da graduação, em períodos específicos por cursos, terão aulas síncronas – webclasses integradas e megaclasses. As demais aulas do curso serão presenciais.)
Seguiremos todos os protocolos em vigência com todo o cuidado: uso obrigatório de máscara por todos, higiene constante das mãos e orientação de isolamento para quaisquer casos suspeitos de covid-19, por ora. As salas serão higienizadas com maior frequência e todas as atividades presenciais em grupos grandes ainda estarão suspensas.
Seguindo as últimas orientações profissionais de saúde e regulatórias a respeito do tema, todos os alunos e/ou professores que apresentarem sintomas serão orientados a manter o isolamento domiciliar de 7 dias antes do retorno, mesmo que não possam realizar testes (pela falta de kits de testagem que o sistema de saúde tem enfrentado).
Os demais alunos da mesma sala deverão manter-se em observação e, em caso de sintomas, imediatamente seguir o mesmo procedimento (afastamento de 7 dias, independentemente de possibilidade de testagem).
A lei sobre o tema é bastante anterior à pandemia e não mudou (Regime de Exercícios Domiciliares): em caso de afastamento por doença infectocontagiosa o aluno terá suas faltas justificadas e deverá procurar os professores para o plano de reposição de conteúdos.
As aulas não serão transmitidas.
O UNASP, desde o início da pandemia, tem alinhado os procedimentos adotados à legislação e orientação sanitária vigente. Manteremos a mesma conduta no que se refere à exigência de comprovação vacinal.
Vacinas estão devidamente aprovadas e disponíveis para pessoas de 5 anos de idade em diante. Essa faixa abrange mais de 97% de nossos alunos, professores e servidores. Assim, ainda que, nesse momento, não seja obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19 para acesso à escola no estado de São Paulo, incentivamos que todos mantenham seu plano de vacinação atualizado e contribuam para a limitação dos efeitos da doença em toda a população.
Caso você tenha alguma dúvida que não esteja relacionada aos pontos descritos, procure a sua coordenação que encaminhará a dúvida até o fórum onde poderá ser discutida e respondida oficialmente.
Confiamos que Deus, que nos chama para participarmos do plano da redenção através da educação, nos dará as orientações mais sábias e nos ajudará a cuidarmos de nossos alunos, de nossas famílias de nossos amigos.
Um bom retorno às aulas a todos!
Todas as comunicações oficiais sobre o tema estão disponíveis na Central de Informações Online que atesta e verifica a veracidade dos conteúdos divulgados sobre o novo coronavírus (COVID-19) envolvendo a instituição. Todas as notas oficiais, informes e comunicados estão na página www.unasp.br/covid19 .