Mestrado Acadêmico em Teologia

Estrutura Curricular

Apresentação

O Mestrado Acadêmico em Teologia tem duração de:

24 (vinte e quatro) meses, finalizado mediante a defesa pública da dissertação.

O/a aluno/a deverá integralizar no mínimo 32 (trinta e dois) créditos, sendo 9 (nove) créditos em disciplinas obrigatórias; 12 (doze) créditos em disciplinas optativas; 3 (três) créditos em atividades complementares (grupos de pesquisa, publicação e apresentação de trabalhos em congressos); e 8 (oito) créditos com a elaboração e defesa da dissertação. Cada disciplina vale 3 créditos, e cada crédito corresponde a 15 horas/aula. As disciplinas obrigatórias e pelo menos 2 (duas) das optativas deverão ser cursadas com aproveitamento mínimo nos 12 primeiros meses de curso. As demais no terceiro semestre no Curso.

Área de Concentração

Teologia, Bíblia e Cultura

Estudo e análise dos textos sagrados, tradições e representações religiosas bíblico-cristãos e seus sistemas teológicos interpretativos em uma perspectiva histórico-cultural a partir de metodologias arqueológicas, hermenêuticas, linguísticas, literárias, sistemáticas, filosóficas, antropológicas, artísticas, eclesiais, sociais e educacionais, em diálogo com as transformações religiosas, sociais e existenciais, e sua aplicação à interpretação da realidade e ao sentido da vida.

Linhas de pesquisa:

1 Tradições e textos bíblico-cristãos em seu contexto histórico e sociocultural

Análise de tradições e textos do mundo bíblico, incluindo os canônicos, pseudoepígrafos e apócrifos com o emprego de metodologias arqueológicas, hermenêuticas, exegéticas, artísticas, literárias e linguísticas. Entre essas tradições nomeiam-se narrativas grandiosas como criação, queda, dilúvio, exílio, êxodo, encarnação, ressurreição, ascensão e redenção, de diferentes culturas ligadas ao mundo bíblico. Interpretação, comparação e elaboração teológica a partir das tradições e textos bíblico-cristãos com ênfase nos valores e princípios sagrados fundamentais para a compreensão da condição humana e do sentido da vida.

2 Perspectivas teológicas e histórico-culturais das tradições e textos bíblico-cristãos.

Análise de sistemas interpretativos, narrativas, tradições e representações da religiosidade bíblico-cristã a partir de perspectivas epistemológicas e das dinâmicas do pensamento, da transmissão e da sua recepção na história e na cultura. Problematização das relações dos textos do mundo bíblico com os sistemas interpretativos e suas representações culturais e artísticas.

Disciplinas Obrigatórias:

1 Epistemologia teológica

2 Texto sagrado e linguagem religiosa

3 Metodologia da pesquisa teológica

Eletivas:

1 Seminários de projetos de pesquisa

2 Hebraico intermediário

3 Grego intermediário

Disciplinas Optativas para:
Linha de pesquisa 1:

Hermenêutica e exegese bíblica

Ementa:

A ciência hermenêutica e a exegese no contexto da teologia tradicional e contemporânea. Paradigmas e pressuposições das metodologias de interpretação dos textos sagrados cristãos e sua articulação teológica. Questões socioculturais, literárias e de linguagem no processo interpretativo.

Intertextualidade bíblica e memória da cultura

Ementa:

O conceito de texto na teoria literária e na semiótica da cultura. Desenvolvimento e reprodução das tradições e textos sagrados do mundo bíblico-cristão. O papel da memória na construção dos textos da cultura. Metodologia da exegese bíblica intertextual.

Estudos literários bíblicos e teopoéticos

Ementa:

A crítica literária nos estudos bíblicos. Exploração sincrônico-literária do texto bíblico. Compreensão teórica da comunicação literária e constructos do autor, narrador e leitor implícito. Estudo de figuras de linguagem e análise dos cenários, personagens, eventos e ponto(s) de vista(s) textuais.

Arqueologia do Antigo Testamento

Ementa:

Estudo das evidências arqueológicas (cultura, costumes, língua, rituais) do período e região no qual o Antigo Testamento foi escrito. Análise histórica, cultural e iconográfica de Israel, Egito, Mesopotamia e outros povos vizinhos como cananeus, amonitas e moabitas. Compreensão da geografia histórica da região e de seu impacto e representação no texto bíblico.

Teologia e exegese na Bíblia Hebraica e LXX

Ementa:

Aplicação de ferramentas e princípios exegéticos, incluindo aspectos gramaticais, gêneros literários, intertextualidade, crítica canônica e historicidade, a textos da Bíblia Hebraica e suas versões gregas. Estudo de questões culturais, sociais e teológicas da Bíblia Hebraica, como messianismo, aliança e cativeiro, estado, tribo e família, fenômenos sociais e migratórios.

Tradições do judaísmo e do cristianismo apostólico

Ementa:

Antecedentes judaicos do Novo Testamento, incluindo história, cultura, religião e literatura do período do Segundo Templo. Origens do cristianismo no Império Romano. Contextos socioculturais e desenvolvimentos teológico-históricos de comunidades judaico-cristãs nos primeiros séculos da era comum. Pressupostos, paradigmas e influências históricas e teológicas que influenciaram o debate e o diálogo entre judeus e cristãos.

Contexto sociocultural e político do cristianismo originário

Ementa:

A polis no contexto da ética grega e do Império Romano. A estratificação da sociedade greco-romana. A filosofia no Império Romano. A transmissão das tradições morais. A prosopografia e a ecologia social dos primeiros cristãos. Famílias, sinagogas, igrejas e escolas no Império Romano. A missão e os métodos dos primeiros cristãos. O papel das mulheres na expansão do cristianismo.

Teologia e estética da arte cristã

Ementa:

Representações artísticas do sagrado no período antigo e medieval. Os sentidos de belo em Platão, Aristóteles e Plotino e suas relações com a espiritualidade e a transcendência. A expressão estética em Santo Agostinho, Tomás de Aquino e na teologia cristã medieval como epifania e instrumento de ascese. A iconografia na devoção e na religiosidade cristã. Recepções artísticas do sagrado nos movimentos religiosos europeus da Reforma e Contrarreforma.

Hermenêutica bíblica contextual

Ementa:

Análise de material arqueológico e textual antigo que, interpretado do ponto de vista histórico e filosófico bíblico, auxilia na hermenêutica das Escrituras. Princípios, métodos e resultados da pesquisa arqueológica na Palestina e seu impacto na interpretação do texto bíblico.

Tradições e textos apocalípticos

Ementa:

Linguagem simbólica e semiótica no contexto da apocalíptica judaica e cristã. Contextos socioculturais e teológico-históricos de comunidades apocalípticas do mundo bíblico. Características, pressupostos e influências históricas, teológicas e sociais.

Disciplinas Optativas para:
Linha de pesquisa 2:

O sagrado bíblico na história e na cultura

Ementa:

Transmissão e recepção das tradições e dos textos sagrados bíblico-cristãos. Expressões da religião em seus ritos e cultos na história e na cultura. Hermenêutica de ideias bíblicas como sagrado, profano, experiência, memória e revelação.

Hermenêutica teológica e questões de linguagem

Ementa:

A complexa relação entre linguagem e realidade. A estrutura epistemológica da linguagem narrativa. A construção de uma cosmovisão bíblica a partir da linguagem narrativa dos textos sagrados bíblicos. Conceitos e ideias na concepção do conhecimento de Deus.

Teologia e cultura material e imaterial

Ementa:

A experiência do sagrado e do transcendente a partir das suas manifestações na arquitetura, na escultura, na pintura e nos objetos em sua pluralidade de simbólica, religiosa e afetiva. A espiritualidade na cultura material e imaterial.

Tradições cristãs antigas e medievais

Ementa:

Recepção e repercussão das tradições e ideias bíblicas entre os Pais da Igreja. Representações e articulações do sagrado na tradição cristã primitiva. Interações culturais entre helenismo e platonismo e a ascese cristã na Idade Média.

Seminários em protestantismos

Ementa:

Seminários em temáticas teológicas, culturais, sociais e políticas dos protestantismos e a repercussão de sua teologia pública. Problematização de questões de identidade e interações culturais e teológicas nos textos e práticas das correntes protestantes.

Seminários em teologia sistemática

Ementa:

Debates e tendências atuais na compreensão e construção da cristologia, soteriologia, eclesiologia e escatologia.

Teologia eclesiástica e pastoral

Ementa:

Fundamentos bíblicos, filosóficos e teológicos da teologia em seu contexto eclesiástico e pastoral. Análise de como as tradições bíblico-cristãs foram recebidas ao longo da história e em diferentes contextos culturais, refletindo sobre as implicações práticas e eclesiásticas dessa recepção. As dinâmicas do pensamento teológico no contexto atual e suas aplicações de maneira relevante para a prática pastoral nos mais diversos contextos e realidades sociais

Espiritualidade e qualidade de vida

Ementa:

As complexas interações entre religião, espiritualidade, estilo de vida e saúde. As crenças religiosas, as práticas rituais e as tradições espirituais e seu impacto sobre a saúde e o bem-estar dos indivíduos e das comunidades. As implicações éticas e as abordagens de pesquisa nesse campo.

Juventude e religiosidades

Ementa:

O campo de estudos da juventude em diálogo com os estudos religiosos, culturais e sociológicos. Ideias, práticas, crenças e representações do sagrado na cultura juvenil e da juventude. Questões de filiação, trânsito e sincretismo cultural e religioso. Estudo das culturas juvenis como fenômenos urbanos e ethos de consumo midiático-cultural.

Memória, igreja e sociedade

Ementa:

A interseção entre a rememoração da história da igreja e sua influência na sociedade contemporânea. A preservação e a transmissão da memória religiosa, o papel da igreja na construção de identidades culturais e sociais, e como a memória eclesiástica influencia (e é influenciada por) questões contemporâneas, como ética, política engajamento comunitário, entre outros.

Comunicação e religião bíblica

Ementa:

O campo teórico das mídias e da religiosidade bíblica: principais escolas, autores, abordagens e conceitos. Representações do sagrado e da espiritualidade bíblica nas mídias brasileiras. Midiatização da religião e a cultura pop. Religião digital e os desafios emergentes para o campo teológico dos conceitos de extensão do humano e da criação do pós-humano.

Religiosidade cristã e educação

Ementa:

Fundamentos da educação religiosa cristã voltada para crianças e jovens. Teorias, práticas e desafios do desenvolvimento espiritual desta faixa etária. A espiritualidade como dimensão da humanidade. A educação religiosa como componente essencial na formação integral humana e sua relevância para o desenvolvimento moral, ético, cultural e espiritual.

Percurso e Fluxograma

[Em Breve]