MAB - Museu de Arqueologia Bíblica | UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo
Imagem do Projeto Renderizado do MAB

O que é o
Museu de Arqueologia?

É um sonho que começou em 1924, quando Pacific Union College, Instituição Adventista de ensino da Califórnia, adquiriu dois tabletes babilônicos. Porém, por não possuir um Museu de Arqueologia Bíblica onde depositar as peças, doou os artefatos ao Dr. Paulo Bork, professor e arqueólogo adventista brasileiro, que há muitos anos colecionava objetos arqueológicos.

Em 1994, o Dr. Bork doou suas coleções e bibliotecas ao Centro Universitário Adventista de Ensino de São Paulo, o UNASP, em reconhecimento à instituição onde iniciou sua formação. A doação contou com um total de 110 peças e cerca de 200 livros.

Desde então, a coleção vem crescendo e junto com ela o desejo de ampliar suas instalações através da construção de um prédio exclusivo para o MAB, localizado no UNASP.
Acesse as Redes Sociais:

Assim começou o MAB:

1924

O Pacific Union College doou dois tabletes babilônicos ao Dr. Paulo Franz Bork, professor e arqueólogo adventista brasileiro, que há muitos anos colecionava objetos arqueológicos.

1994

Chegou a primeira doação ao Centro Universitário Adventista de São Paulo por parte do Dr. Bork. O donativo contou com 110 peças e cerca de 200 livros, que foram encaminhados para a Biblioteca Universitária.

1998

O Israel Antiquities Authority autorizou o envio de 46 objetos de cerâmica e quatro de metal doados pelo Museu Rockefeller de Jerusalém para compor o acervo.

2000

Durante a celebração do 17º aniversário do Centro Universitário, foi inaugurada uma pequena sala de exposições junto ao prédio do Centro de Comunicações do UNASP, apresentando as peças à comunidade acadêmica e ao público em geral e, desde então, a coleção vem crescendo e junto com ela o desejo do Centro Acadêmico de ampliar suas instalações.

2012

O Dr. Milton Soldani Afonso doa o acervo de numismática com 1.939 peças, composta de moedas, com exemplares persas, gregos, romanos, medievais, do Oriente Próximo e do Oriente Médio. Moedas brasileiras e de diversos países, e uma coleção de Bíblias e obras raras, composta de 156 livros.

2015

Inicia a construção do futuro Museu de Arqueologia Bíblia.

© 2022 - UNASP | Centro Universitário Adventista de São Paulo - Todos os Direitos Reservados