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Tipo de curso
  • Pós-graduação stricto sensu
Modalidade e vagas
  • Presencial
  • 20 vagas
Investimento
  • Inscrição R$ 140,00
    30 parcelas de R$ 1.650,00
Duração e carga horária
  • Mínimo de 18 meses
    Máximo de 24 meses
Frequência e horários
    • Semestral
      Vide grade horária

Sobre o curso

A história do UNASP começou no ano de 1915 em uma área rural nas proximidades de Santo Amaro, na cidade de São Paulo. Atualmente a instituição conta com quatro campi que atendem desde a escola básica até o ensino superior e pós-graduação. No último recredenciamento pela Portaria n°1.278 de 29 de novembro de 2018 – D.O.U. 29/11/2018, obteve, nesse processo, o conceito final 5. Para ampliar a oferta de ensino, implantou, em 2013, o Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e, em agosto de 2016, o Mestrado Profissional em Educação (MPE), conforme proposto no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014 – 2018).

A proposta de Mestrado Profissional na área de Educação foi elaborada por um grupo de trabalho, que foi convocado pela primeira vez no dia 14 de maio de 2015. Posteriormente, o grupo trabalhou intensamente na proposta, que foi finalizada e submetida à avaliação da CAPES, na Plataforma Sucupira, em 03 de julho de 2015, sob o Protocolo 264/2015.

A proposta foi recomendada na 160ª reunião do Conselho Técnico-Científico-CTC-CAPES, ocorrida no período de 19 a 23 de outubro de 2015, sob o Parecer CNE/CSE 102/2016 – PORTARIA N°.1041, de 09 de setembro de 2016, e publicada no Diário Oficial da União em 12 de setembro de 2016.

O registro de início do funcionamento do curso foi homologado em 05/02/2016, cuja Cerimônia de instalação foi realizada em 08 de agosto de 2016, com a presença dos docentes, discentes, representantes da mantenedora, reitoria, pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, e demais convidados.

Missão

O MPE do UNASP, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional (PROPEDI). Tem sua missão regimental alinhada à missão institucional de contribuir para a educação no contexto dos valores bíblicos para um viver pleno e para a excelência no serviço a Deus e à humanidade, por meio da formação de profissionais que atuam ou pretendem atuar no ensino, na gestão educacional e na pesquisa, tendo em vista os conhecimentos práticos e teóricos na área.

Desde o seu início, em agosto de 2016, o MPE se consolida como um espaço de produção de conhecimento e de relevância social vinculado principalmente à investigação da realidade educacional brasileira no âmbito público e privado. Deste modo, o MPE busca atender à formação de profissionais de educação de todos os níveis e modalidades, incluindo os professores e gestores da educação básica e da educação superior.

Objetivos do curso

O objetivo geral do MPE é contribuir para a qualificação de profissionais da educação, a fim de que realizem análises críticas da problemática educacional brasileira e da realidade institucional em que atuam, promovendo mudanças no âmbito de seu alcance, com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional. Para tanto, têm-se como objetivos específicos:

  1. Formar profissionais, gestores e docentes pesquisadores com domínio dos processos de investigação científica, a fim de que produzam conhecimento e elaborem novos métodos, experiências curriculares, práticas educativas e materiais de ensino;
  2. Aprofundar o estudo de referenciais teóricos e metodológicos que ampliem a formação pedagógica e a compreensão do trabalho docente e das ações da gestão;
  3. Promover a aproximação escola/graduação/pós-graduação com vistas ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  4. Promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, de modo a melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas, por meio da solução de problemas e da geração e aplicação de processos apropriados de inovação;
  5. Articular teorias e práticas de ensino, orientadas pelo princípio da equidade na educação escolar, tendo em vista, em última instância, melhor qualificar a aprendizagem das crianças, adolescentes e jovens no país.
  6. Relacionar os temas sociais e a questão da inclusão com os conhecimentos pedagógicos como base em práticas de intervenção no processo ensino e aprendizagem;
  7. Criar situações que promovam o desenvolvimento da autonomia do educador, numa busca permanente de desenvolvimento profissional.

Perfil do egresso

Diante dos objetivos citados, o MPE fundamenta o perfil do egresso nas competências do pesquisador prático na área educacional que busca conhecimentos para ampliar o seu entendimento do próprio exercício profissional a fim de provocar mudanças criativas e inovadoras, que o habilitem a se tornar um educador:

  1. Crítico, reflexivo e capaz de problematizar e intervir nos cenários educacionais;
  2. Comprometido com o processo de melhoria e transformação da educação em contextos de trabalho em abrangência local, regional e nacional;
  3. Propositivo e inovador na gestão e na docência, com habilidade para articular o saber acadêmico, a pesquisa e a prática educativa;
  4. Apto para a produção e difusão de novos conhecimentos relativos à docência e à gestão.

Público-alvo

  1. Profissionais graduados em Ensino Superior da área de educação e afins, interessados nas questões específicas educacionais.

Aluno Regular

  1. A seleção de alunos é feita anualmente por meio de prova de conhecimento da área, avaliação de inglês instrumental, entrevista e análise de currículo. A cada processo seletivo são ofertadas 20 vagas. É permitida a entrada de alunos especiais no programa, mediante entrevista com a coordenação do curso.

Aluno Especial

  1. O aluno especial é todo aquele inscrito para cursar disciplinas isoladas mediante a disponibilidade de vagas. No entanto, não estabelece vínculo efetivo com o curso. Para vincular-se ao curso, o aluno especial precisa ser aprovado no processo seletivo e matricular-se como aluno regular. Posteriormente, poderá requerer o aproveitamento dos créditos obtidos como aluno especial, de acordo com as normas específicas do regimento do programa. Mais informações no Menu Processos de Seleção – aluno especial.

Profª. Dra. Gildene do Ouro Lopes Silva
E-mail: gildene.lopes@unasp.edu.br
Fone: (19) 3858-9377

Suse Xavier
E-mail: mestrado.educacao@ucb.org.br
Fone: (19) 3858-9477

A coordenação atende por whatsapp por esse mesmo número.

E-mail: secretariaacademica.ec@ucb.edu.br
Fone/Fax: (19) 3858-9026

Endereço: Sala A-115
Centro Universitário Adventista de São Paulo
Campus Engenheiro Coelho
Estrada Municipal Pastor Walter Boger, km 3,4
Engenheiro Coelho – SP

Mestrado Profissional em Educação
Caixa Postal 11
CEP 13.448-900