A integração Fé e Ensino-Aprendizagem (IFE) é um processo intencional e sistemático no qual os educadores e os administradores focalizam todas as atividades de uma instituição a partir da perspectiva bíblico-cristã. No contexto educacional adventista, o objetivo desse processo é conseguir que os estudantes, ao completar seus estudos, internalizem, voluntariamente, os valores cristãos e uma visão do conhecimento, da vida e do destino que se fundamentam na Bíblia, a qual está centralizada em Cristo. Tal visão é orientada para o serviço, motivado pelo amor, que se projeta em direção ao Reino Eterno, preparado por Deus. O NIFE, por sua vez, é a entidade encarregada de operacionalizar os objetivos da IFE. (veja http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_integracao_da_fe_e_do_ensino.htm)
O Institute for Christian Teaching – precursor e referencial do NIFE – foi estabelecido em 1987, nos Estados Unidos, com a finalidade de promover excelência na Educação Adventista. Sob a direção de um Comitê de Aconselhamento, e, sob a supervisão do Departamento de Educação da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Instituto oferece seminários e desenvolve diversas ações que patrocinam a integração da fé e o ensino-aprendizado em Escolas, Faculdades e Universidades Adventistas ao redor do mundo.
No Brasil, o NIFE foi organizado em 1994, no campus Engenheiro Coelho do UNASP, sob a coordenação do Prof. Renato Gross, estando vinculado diretamente à Diretoria da Faculdade Adventista de Educação. Um fato histórico importante que deve ser ressaltado foi a realização do I Seminário do NIFE, ocorrido entre os dias 14 a 25 de janeiro de 1996, no campus Engenheiro Coelho do UNASP, sob a coordenação dos professores Admir Josafá Arrais de Mato e Haller E.S. Schünemann. As palestras e ensaios apresentados nesse evento estão no livro Cristo nas Salas de Aula (Engenheiro Coelho, SP: Imprensa Universitária Adventista, 1997), organizado pelo professor Renato Gross, disponível na Biblioteca Universitária Dr. Enoch de Oliveira, do UNASP, campus Engenheiro Coelho.