Acontece no UNASP

Alunos do UNASP participam de palestra sobre direção de arte

Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social e Jornalismo do UNASP campus Engenheiro Coelho unem alunos para palestra com renomada diretora de arte de filmes.

Texto: Julia Viana | Edição: Theillyson Lima

O curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu uma palestra na noite de quinta-feira (04) tendo os cursos de Jornalismo e Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV e Publicidade e Propaganda como convidados. Essa programação, denominada Direção de arte – processo e desenvolvimento da arte de um filme – teve o foco em mostrar aos alunos aspectos do mundo da arquitetura e das artes cinematográficas. 

Palestra sobre direção de arte foi compartilhada entre vários cursos.
Palestra trouxe aprendizados importantes sobre direção de arte. Foto: Reprodução/Zoom

Os alunos tiveram o privilégio de receber a diretora de arte Aline Leonello, formada em cinema pela Universidade Anhembi Morumbi, art direction e desenho técnico pela London Film School e especializada no Film Design International (FDI). A apresentação teve início com as boas-vindas feitas aos alunos pelas professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo Jéssica de Almeida e Mayara Tavares.

Ao longo da palestra, Aline explicou um pouco sobre conceitos básicos de produção e direção de arte, organograma de uma equipe cinematográfica. Além disso, comentou como são produzidas as plantas baixas no Brasil e no Reino Unido e como são elaborados os cenários de diversas séries e filmes e no final abriu para perguntas.

Crescimento acadêmico

O aluno Rhadzony Storch, do 3º semestre do curso de Rádio e TV, contou que conseguiu ter uma nova perspectiva em relação à forma como o cenário é criado. “A gente sempre vê a produção pela perspectiva do diretor, mas quando ela chegou ali trazendo uma perspectiva de arquitetura, abriu a minha mente para coisas que eu sabia que existiam, mas ao mesmo tempo eu não imaginava que estavam ali”, cita.

Para uma das estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, Gabriely Moreira, a motivação para participar da palestra foi  o tema de interesse por ser uma área não tão convencional para quem estuda Arquitetura. Ela também descreve que conhecer a área de filmes e séries chamou muito a sua atenção. “Achei interessante ela falar um pouco sobre a produção cenográfica de alguns filmes e como é o trabalho nessa área, e também como fazem com os custos dos cenários e o que acontece com eles após as gravações”, relata.

Aline Leonello, ao longo da palestra, também reforçou a importância de não ter vergonha de ir em busca da oportunidade e de cursos de especializações. “A força está nas suas decisões, dedicação e na maneira que você vai traçar a sua trajetória. A força de vontade em não desistir dos seus objetivos”, destaca.

Aline Leonello foi a palestrante e tem experiência internacional na área. Foto: Reprodução/Zoom

Veja mais