Profissão e Mercado

Cursos de Comunicação Social realizam visita técnica à Casa Publicadora Brasileira

Estudantes têm a oportunidade de aprender, na prática, conteúdos teóricos da sala de aula.

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

Os alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV do UNASP, campus Engenheiro Coelho, conheceram a Casa Publicadora Brasileira (CPB), nesta terça-feira (11). Além do passeio convencional ao parque gráfico, na visita os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer setores internos da organização, como a redação e os estúdios, aprenderam sobre o processo editorial e o processo de produção dos materiais da gráfica. Esta instituição existe há 122 anos e conhecer a história e o desenvolvimento foi importante para a construção acadêmica dos visitantes.

Visita técnica nas máquinas de impressão.
Alunos conheceram editora adventista.

Quem encabeçou a visita foi a professora Ana Paula Pirani. Ela ressalta a importância de vivenciar, na prática, os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula. “Muitas vezes os alunos não conseguem visualizar tudo que eu apresento na sala de aula. Numa visita como essa, eles passam a ter uma visão mais geral do conteúdo”, elucida.

Crescimento acadêmico

Para os alunos, a experiência abriu portas para conhecer novos horizontes dentro de suas respectivas futuras profissões. Para Brunna Rodrigues, que estuda Rádio e TV, descobrir que existem vagas na sua área na CPB foi uma surpresa. “Eu não imaginei que gostaria tanto de ter ido lá. O que me surpreendeu foi que têm um espaço para a minha área, um estúdio de vídeo e eles estão precisando de funcionários. Isso encheu meus olhos”, comemora.

Os aspectos que mais chamaram a atenção do aluno de Publicidade e Propaganda Herbert Soares foram o setor de arte e dos estúdios de fotografia e de vídeo. “Foram as partes mais legais para mim porque se aproximam mais do que eu vou trabalhar no futuro. Ver de perto como são feitos os trabalhos me mostra que eu tenho que me aprimorar para o mercado de trabalho”, reflete. Ele ainda compartilha que, de agora em diante, foi dar valor a aspectos específicos das aulas que não via tanta importância antes da visitação.

Troca entre centro universitário e CPB

A parceria entre a CPB e o UNASP vem de anos e a troca de benefícios e uma via de mão dupla. Enquanto os alunos conhecem novas facetas do mercado de trabalho, os colaboradores da Casa Publicadora Brasileira têm seu trabalho reconhecido e conhecem as novas gerações de profissionais. Assim, um networking se forma e beneficia alunos e instituição.

Isaac Barbosa apoia o intercâmbio entre o centro universitário e a gráfica. “Quando os estudantes vêm para cá, passam a ter olhos para outras áreas de trabalho; para nós, é uma valorização do nosso trabalho, do trabalho de um grupo que, muitas vezes, não tem contato com o público externo”, descreve.

Alunos conheceram processos realizados na editora. Foto: Ana Paula Pirani

Veja mais