Profissão e Mercado

Semana de Comunicação do UNASP reflete sobre mídias sociais e internet

O evento, que havia sido suspenso em 2020 e 2021 em decorrência da pandemia de Covid-19, foi retomado.

Texto: Helena Cardoso | Edição: Theillyson Lima

A Semana de Comunicação, direcionada aos alunos de Comunicação Social e Jornalismo, foi realizada entre os dias dois e cinco de maio no UNASP Engenheiro Coelho. Com o objetivo de preparar os estudantes para a profissão que irão exercer, o evento contou com palestras e oficinas, trazendo convidados que atuam no mercado de trabalho e aplicações práticas. 

Comunicação no meio digital 

Neste ano, o foco das palestras foi mídias sociais e modos de relacionar comunicação e internet. Na segunda-feira (2), primeiro dia do evento, foram chamadas para palestrar Fabiana Bertotti, Francielle Nogueira e Bianca Dreyer. Fabiana e Francielle atuam no meio digital como influencers e youtubers e compartilharam com os alunos dicas sobre como crescer nesse mercado, como funciona o trabalho e o patrocínio de marcas. Bianca, por outro lado, é doutora em Ciências da Comunicação e consultora, e explicou como manter uma imagem positiva das marcas ao associá-las a influencers.

 Sâmela Lima, coordenadora dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo, conta que a escolha desses temas se deu porque “o marketing digital e seus desdobramentos refletem o momento atual e fazem parte do futuro da comunicação”. 

Stephany Gonçalves, estudante do quinto semestre de Rádio e TV, completa esse pensamento afirmando que “hoje em dia, a gente não trabalha com comunicação sem internet, então é bem importante termos um conhecimento nesse tema e saber dessa área”.

Na quarta-feira (4), as palestras se dividiram por cursos e foram realizadas de forma on-line, todas de acordo com o tema da Semana. Para Jornalismo, Bia Guimarães e Kemelly Ferreira falaram sobre podcasts, realidade aumentada e conteúdos para redes sociais. Já em Publicidade e Propaganda, os convidados foram Fernando Jobs, que falou sobre seu canal no YouTube “Me Poupe!“, e Fábio Ramos, co-fundador da agência Arpejo e da Produtora Ovo Films. Para Rádio e TV, o ator e diretor Eduardo Muniz contou de sua produtora Maria Gorda e sua participação no Clube da Voz. 

Aprendizagem na prática

Além das palestras do início da semana, na quinta-feira (5) foram oferecidas aos alunos oficinas de variados temas, desde assessoria de imprensa até organização de eventos. Para Lana Bianchessi, estudante do primeiro semestre de Jornalismo, a melhor parte da Semana de Comunicação são as oficinas, “porque a gente pode aprender com as palestras e praticar com os workshops”, explica.

Já para Stephany, elas são importantes pois dão a chance de se aprofundar em temas dos outros cursos que não estão em sua grade. “A gente acaba conhecendo algo além do que estudamos em sala de aula, então, nos capacitamos um pouco mais”, completa. 

Andreia Moura é jornalista e foi responsável por oferecer a oficina de Escrita Criativa. Para a comunicadora, esse tipo de atividade pode desenvolver as competências dos alunos, servindo como “ferramentas de potencialização”. “A importância das oficinas é que são espaços em que conteúdos mais específicos podem ser desenvolvidos”, explica. Andreia afirma ainda que oficinas e workshops servem para ensinar conceitos que, embora não façam parte da grade curricular obrigatória dos alunos, ainda são exigidos no mercado de trabalho.

Rumo profissional 

A coordenadora Sâmela Lima afirma que “esses momentos enriquecem o processo de aprendizado” e que ajudam a “definir os rumos que os alunos podem escolher em suas carreiras”. Para a estudante Lana, a Semana de Comunicação tira o aluno de sua zona de conforto e da sala de aula de todos os dias, “elevando nossa forma de aprendizado e fazendo com que a gente compreenda melhor como vai ser nossa carreira profissional dali em diante”, finaliza.

Veja mais