Educação Especial Inclusiva
Educação Especial Inclusiva é aquela que entende a educação como direito universal, direito esse que é somente efetivado na convivência e reconhecido a partir das diferenças humanas, ou seja, entende que o espaço escolar é um espaço para TODOS e está determinada a consagrá-lo como tal!
A inclusão escolar não se concretiza através da matrícula de um aluno na escola!
Esta é apenas a primeira, de muitas etapas para que os alunos com deficiências e/ou Necessidades Educacionais Especiais (NEE) sejam, realmente, incluídos.
A inclusão escolar precisa, de fato, garantir a aprendizagem e favorecer o desenvolvimento pleno de seus alunos, através de um ambiente e estratégias adequadas, que contribuam para esse desenvolvimento, bem como para a participação efetiva de TODOS os alunos, nas atividades escolares.
Essa temática, infelizmente, ainda causa muito desconforto, medo e insegurança em todos os envolvidos no contexto escolar.
Mas, não é mais preciso que seja assim.
O sucesso da inclusão escolar, por meio da Educação Especial Inclusiva depende de profissionais que adotem abordagens humanas e democráticas que vislumbrem no aluno sua individualidade e potencialidade; abordagens técnicas, sobretudo, baseadas em evidências científicas, tornando o processo de aprendizagem assertivo e não baseado em discursos vazios ou metodologias obsoletas.
A construção de uma escola, efetivamente, inclusiva demanda conhecimento técnico-científico, conscientização de toda a comunidade escolar, discussão, planejamento e muito, muito esforço.
É nesse contexto que surge o Curso de Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva!
Esse Curso se propõe a preencher as lacunas acima mencionadas, através de um estudo altamente diversificado, passando pelos Transtornos do Neurodesenvolvimento, Deficiências, Transtornos de Aprendizagem e Altas habilidades/Superdotação de maior incidência no contexto escolar.
O funcionamento singular de cada aluno com essas singularidades requer um conhecimento teórico e pragmático bastante específico para cada uma delas e é, exatamente, a disponibilização desse conhecimento especializado, o propósito principal desse Curso.
Em suma, a disposição máxima do curso de Educação Especial Inclusiva é a de garantir olhares e práticas superadoras, compreendendo a inclusão para além do acesso e das visões românticas e reducionistas; compreendendo a inclusão, factível unicamente no respeito à individualidade, garantindo, por fim, o direito incondicional e constitucional à educação e a vivência social em sua plenitude.
Objetivos do Curso
- Habilitar o aluno teórica, metodológica e ideologicamente para a atuação em Educação Especial Inclusiva;
- Oferecer acesso aos conceitos e práticas baseadas em evidências respectivas à temática, a partir de uma visão crítica, reflexiva e transformadora;
- Promover reflexão crítica e discussão sobre as políticas da Educação Especial Inclusiva no Brasil diante da realidade do cotidiano escolar;
- Fomentar o estudo e instrumentalizar o aluno para avaliação, planejamento e intervenção de crianças, adolescentes e adultos com Transtornos do Neurodesenvolvimento, Deficiências, Transtornos de Aprendizagem ou Altas habilidades/Superdotação;
- Incentivar o aluno à pesquisa e, por consequência, à produção de conhecimento em Educação Especial Inclusiva baseando-se, imprescindivelmente, em evidências.
10 de Março de 2025
Especialização Lato Sensu
12 meses - 360 horas
Síncrono (online) - Segundas e Quartas, das 19h às 23h
12 x R$399,00
UNASP Campus Hortolândia.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Especial Inclusiva
- Desenvolvimento Humano e Aprendizagem dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais
- Avaliação Educacional e Registros Acadêmicos Aplicados à Inclusão
- Tecnologia Assistiva: estratégias para a efetivação da inclusão social e escolar
- Deficiências Intelectuais
- Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
- Transtornos de Aprendizagem: Dislexia, Disgrafia, Discalculia
- Transtornos da Comunicação
- Transtorno do Espectro Autista
- Transtornos Motores e Deficiência Física
- Síndrome de Down
- Deficiência Auditiva
- Deficiência Visual
- Altas habilidades e Superdotação
- Ética e Liderança
De acordo com a portaria 6/4/2018 do MEC, não é mais obrigatório o TCC em nenhum curso de pós-graduação lato sensu, a menos que a entidade de classe profissional o exija. Consulte seu coordenador para confirmar informações específicas de sua profissão.
Para cursos que não exigem atividade prática ou estágio, 100% online.
Passo a Passo:
1. QUERO CURSAR
Para iniciar sua matrícula, clique em QUERO CURSAR e preencha os dados solicitado na página de inscrição. Você terá iniciado seu processo de matrícula.
2. PRÉ-DISCIPLINA
Você já está ligado à pós-graduação! Você receberá, em seu e-mail, um link com uma pré-disciplina que todos os nossos alunos deverão cursar antes do início das aulas regulares.
3. FINALIZAÇÃO DA MATRÍCULA
Até 1 semana antes do início das aulas, nossa equipe fará contato para solicitar os documentos finais para a matrícula
4. ASSINATURA DE CONTRATO E PAGAMENTO DA PRIMEIRA MENSALIDADE
Com o processo de matrícula finalizado, basta assinar digitalmente o contrato e pagar a primeira mensalidade. Pronto, você estará 100% integrado ao curso de pós-graduação escolhido.
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