O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi criado em 1998 com o propósito de avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Os resultados dos exames geram dados importantes para a análise do governo, para que seja possível melhorar as políticas de educação. Além de ser um expressivo indicador da qualidade da educação brasileira, o Enem é uma das formas mais democráticas de os estudantes ingressarem no Educação Superior. Através da prova muitos alunos podem ingressar em universidades públicas ou ganhar auxílio como o FIES, Prouni, Sisu e EJA.
O propósito do exame é avaliar o estudante pelo raciocínio lógico, interpretação de texto e domínio de todo o conteúdo do Ensino Médio. As provas são divididas em quatro áreas de conhecimentos: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Os candidatos também precisam fazer uma prova de redação. Um texto em prosa dissertativo-argumentativo, sobre um tema em alta como ordem social científica, cultural ou política.
Com a nota do Enem você pode conquistar uma bolsa de estudos de 50% e 100% de desconto, além de financiar os estudos pelo Fies. Ficou interessado(a)? Para outras informações acesse o site do Enem.