Meio do ano chegando e você pode estar pensando naquelas resoluções de ano novo que não conseguiu cumprir desde a virada. Pode ter sido aquele livro que você não começou a ler ou aquele horário na academia que nem fez questão de aparecer.
É também época de vestibular de inverno. Você pode até achar que seja tarde demais mas, na verdade, essa é uma boa hora para tentar ingressar em uma faculdade e poder tirar mais um item da sua lista de sonhos.
É por isso que neste artigo, eu vou te contar 4 vantagens de prestar vestibular no inverno. Acompanhe a leitura!
1. Menos pessoas, menos concorrência
O vestibular do meio do ano conta com a fama de receber menos inscritos, em comparação ao exame prestado no fim do ano, já que não acumula o tanto de pessoas que acabaram de terminar o Ensino Básico. Essa regra só não vale para os cursos de Medicina que recebem muitas aplicações o ano inteiro.
É por isso que alguns candidatos preferem ingressar no Ensino Superior no segundo semestre, justamente por ter menos concorrência. A partir daí é um efeito dominó. Menos concorrência, menos pessoas atingindo notas altas, consequentemente, a média de corte das notas caem. Logo, o tempo na lista de espera também pode diminuir. Enfim, grandes chances, né?
2. Mais tempo para focar
Como a maioria dos processos seletivos são aplicados no último trimestre do ano, geralmente, esse período é acompanhado de grande exaustão. Sem contar na pressão externa que é passar de primeira, especialmente se você acabou de sair do Ensino Médio.
Prestar vestibular no meio do ano carrega a vantagem de poder escapar de toda essa tensão e assim, ter mais tempo para focar e conseguir direcionar seus estudos para realizar a prova.
3. O vestibular das segundas chances
Agora se por algum motivo você não conseguiu alcançar a aprovação quando prestou o vestibular anterior, não se preocupe, essa é a sua segunda oportunidade de atingir seu objetivo. Por isso, não desista!
É também uma possibilidade para estudantes que estejam considerando tentar uma transferência de curso ou faculdade. Vale lembrar de checar o edital da faculdade para ficar por dentro das regras e prazos e então, garantir a troca.
4. Alô, treineiros e estudantes de cursinhos
Para os treineiros de plantão, prestar vestibular no inverno é um caminho para se familiarizar com a dinâmica da prova. Dessa forma, vai ser mais fácil identificar seus pontos fortes e fracos. Tudo isso vai servir de base para melhorar suas estratégias de estudo e direcionar seu foco no próximo vestibular.
Já para os estudantes que estão em cursinhos preparatórios, esse momento não deixa de ser uma maneira de encurtar a jornada e economizar grana. Quem sabe vai ser dessa vez que a aprovação vem. Não custa tentar, certo?
Viu como são muitas as vantagens de prestar vestibular no inverno? Vale lembrar que por ser um exame prestado no meio do ano, é possível que não sejam ofertadas muitas vagas para todos os cursos. Por isso, confere o edital primeiro!
Ah, o vestibular de inverno do UNASP já está batendo às portas. Para ficar por dentro do processo seletivo e das formas de ingresso, fique atento ao site. São diversas opções de cursos presenciais e à distância.