Blog do UNASP

Aprenda a melhor forma de apoiar seu filho na escola

Quando uma criança ingressa na escola pela primeira vez, inevitavelmente começa um cabo de guerra. De um lado, os pais dizem que é responsabilidade da escola educar o filho. De outro, os professores defendem que a educação deve vir de casa. Mas afinal, de quem é esse papel

Embora seja na escola que o pequeno acabe por se desenvolver e formar a maior parte de sua personalidade, a família nesse processo é muito importante. Afinal, é a partir dela que surgem os primeiros contatos de uma criança com pessoas e socialização. Além disso, é ela que vai dar continuidade à educação do aluno fora da sala de aula. Ou seja, uma troca e trabalho conjunto deve acontecer entre todos.

Entretanto, existem os pais que, na participação, acabam atrapalhando mais do que ajudando o trabalho do professor. Se você não sabe o limite entre apoiar demais ou “de menos”, está no lugar certo. Nesse texto, vamos descobrir até que ponto a colaboração dos pais é benéfica e como a família pode apoiar a escola.

Importância da participação ativa na educação do filho

Antes de saber como apoiar a instituição de ensino que seu filho frequenta, você precisa entender a importância de se relacionar bem com a escola. Tanto os professores quanto a família constituem pilares responsáveis por formar um pequeno cidadão. Por isso, precisam se relacionar com muita harmonia e diálogo, sempre complementando um ao outro. 

A presença ativa dos responsáveis na educação é capaz de gerar um melhor acompanhamento, aumentar o esforço e o rendimento – o que, por sua vez, traz melhores resultados -, reduzir a indisciplina e desobediência, e estimular o desenvolvimento da criança. A seguir, confira as melhores maneiras de apoiar seu filho na escola:

Visitando a instituição com frequência

Estar presente no dia a dia do ensino e realizar visitas regulares à escola vai te ajudar a entender qual a metodologia da instituição e quais abordagens são usadas no ensino. Isso ajuda não só a compreender as práticas pedagógicas utilizadas, mas também a descobrir se o pequeno fica confortável no local.

Conhecendo (profundamente) a escola

Esse ponto serve para te ajudar a saber se o ambiente oferece recursos necessários para educar adequadamente. Um lugar tranquilo é mais atrativo e divertido para as crianças, o que as leva a ser mais participativas.

Comparecendo a todas as reuniões

Claro que imprevistos acontecem, e às vezes, por um compromisso, você acaba precisando faltar uma reunião. Mas o ideal é que apareça em todas as que forem possíveis, pois é nesse momento que você tem a oportunidade de debater e conversar sobre o desenvolvimento da criança. É na reunião que você vai saber se seu filho participa das aulas, se existe algo que atrapalha a aprendizagem e vai descobrir tudo o que acontece no cotidiano.

Ajudando nos estudos

Outra forma através da qual a família pode apoiar a escola é ajudando nas tarefas e atividades do aluno. Isso não significa estudar por ele, mas auxiliá-lo em suas dúvidas durante a execução do trabalho. Acompanhar as atividades é uma forma de ficar por dentro do que acontece na escola, além de possibilitar que você acompanhe os resultados de perto. Fazendo isso, a criança se desenvolve com mais velocidade, além de saber que pode contar com você quando precisar de ajuda.

Conversando com os docentes

Conversar com os professores vai te ajudar a identificar se seu filho possui dificuldades no aprendizado, já que é o docente que o acompanha todos os dias na escola. Ele ainda pode te contar se a criança presta atenção nos conteúdos e participa das atividades propostas. Matricular seu filho em um colégio que se preocupa em ter um contato próximo com os familiares pode ajudar – e muito – no desenvolvimento da criança.

O primeiro passo

Nada adianta seguir todas essas dicas se seu filho está matriculado em uma instituição que não dá espaço para o diálogo e para a coeducação. A melhor forma de construir um relacionamento saudável entre família e escola é priorizar lugares compromissados em possibilitar a participação dos pais no processo de ensino.

O UNASP é a opção perfeita para você que quer fazer parte da educação do seu pequeno. Ele valoriza a participação ativa dos pais no processo educacional e oferece um ambiente comprometido com a formação integral dos alunos. Ao matricular seus filhos no UNASP, você estará investindo em uma parceria duradoura com uma escola comprometida com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento pessoal das crianças.

Compartilhe este texto com quem você acha que também precisa dessas dicas!

Os comentários estão desativados.

Veja também