Você já se pegou lendo um anúncio ou um texto na internet que parecia simplesmente irresistível? Aquele conteúdo que te faz pensar: “Eu preciso disso agora!”? Bom, isso é o resultado de um copywriter talentoso.
Mas você sabia que persuadir e cativar o público não é exclusivo do âmbito do marketing? Na verdade, existe uma grande ligação entre o copywriting e o jornalismo, e é sobre isso que eu vou te contar aqui.
O que é copywriter?
Em termos simples, copywriter é a habilidade de escrever textos persuasivos que incentivam os leitores a tomar uma ação específica, como comprar um produto, se inscrever em uma lista de e-mails ou simplesmente interagir com o conteúdo. O copywriting é a cola que mantém muitas campanhas de marketing unidas, mas sua influência vai além.
O que é jornalismo?
O jornalismo, por outro lado, é conhecido por sua imparcialidade e pela busca da verdade. No entanto, a conexão entre essas duas especialidades reside na habilidade de contar histórias convincentes. Um bom jornalista sabe como cativar os leitores, mantendo-os envolvidos do início ao fim da história. Isso não é muito diferente do objetivo de um copywriter.
As palavras têm poder?
Ambos os campos dependem das palavras para influenciar as pessoas. Um copywriter usa palavras persuasivas para vender um produto ou ideia, enquanto um jornalista usa palavras cativantes para informar e envolver o público.
No entanto, a linha entre os dois muitas vezes se torna tênue, pois um jornalista precisa persuadir os leitores a continuar lendo e, ainda assim, acreditar na importância e veracidade da notícia.
Agora, imagine a combinação dessas duas habilidades. Um profissional capaz de escrever notícias de maneira objetiva, mas com a capacidade de envolver os leitores como um copywriter. Esse é um jornalista altamente eficaz, capaz de contar histórias que não apenas informam, mas também induzem a ação.
Como funciona na prática?
Nas salas de aula da nossa instituição, ensinamos as habilidades essenciais tanto do jornalismo quanto do copywriting. Nossos cursos oferecem uma abordagem holística, preparando você para se destacar em qualquer ambiente de escrita.
Seja você um aspirante a repórter investigativo ou um futuro especialista em marketing, a compreensão da persuasão e do envolvimento do público é fundamental. Se você deseja conhecer mais sobre escrita persuasiva, conheça nossos cursos hoje mesmo. Estamos aqui para ajudá-lo a se tornar um mestre na “arte de persuadir e cativar” com suas palavras.
E aí, gostou desse conteúdo ? Então não perca tempo! Vem descobrir como o copywriting é o jornalismo podem se unir para criar boas narrativas.