Blog do UNASP

Descubra a importância da religião na educação básica

A educação adventista é conhecida principalmente pelos seus diferenciais nos métodos de ensino. Um deles é o estudo da religião ao longo de todo o período escolar. Mas afinal, o ensino religioso traz benefícios? De que forma esse método interfere na vida dos alunos?

Essas e outras dúvidas, você descobre as respostas aqui. Acompanhe esse texto até o final para saber mais sobre esse importante assunto. 

O que é a religião na educação? 

É de se esperar que a maioria das pessoas pense que o ensino religioso é baseado em alguma religião específica. Tende-se a crer também que o objetivo é doutrinar os alunos de maneira manipulatória, mas na realidade é totalmente diferente.

O Brasil é laico. Dessa forma, todas as religiões têm o respeito e não existe nenhuma obrigatoriedade sequer. Seguindo esse viés, as escolas repassam essa mesma ideologia. Pode ocorrer um estudo de alguma crença específica, contudo, o objetivo é ensinar as pluralidades e, principalmente, ter sempre compostura.

Basicamente, a disciplina da escola vai exercitar a reflexão sobre os diferentes tipos de doutrina que temos no mundo atual e as suas relevâncias.

Quais os benefícios? 

Entendendo um pouco mais sobre isso, você pode pensar: ‘’tudo bem, mas quais são os benefícios de ter a religião na vida escolar implementada?’’. Pode deixar que eu te conto!

Respeito às diferenças 

Como dito antes, no país em que vivemos variadas crenças são permitidas, ao estudar mais sobre esse meio, o aluno aprenderá como o mundo das religiões funciona e terá uma melhor compreensão. Dessa forma, as diferentes doutrinas serão respeitadas por ele, após aulas em que o principal ensino será o conhecimento, especialmente sobre as diferenças. 

Os ensinamentos serão fundamentalizados no amor ao próximo e apreço a individualidade do outro, independentemente da discrepância entre as pessoas e suas ideologias. Os estudantes crescerão internalizando que todas as concepções de mundo devem ser validadas. 

Bons relacionamentos 

Com o desenvolvimento da empatia, é natural que mais amizades sejam feitas, ainda mais em um ambiente em que todos aprendem a ser pessoas melhores. O trabalho em equipe também entra nesse pacote, já que se cria um time e ótima conexão entre os colegas de classe. 

Com a análise de valores morais e éticos, as relações parentais influenciam nos aprendizados religiosos. Por consequência, várias vivências no colégio deixam a escola e chegam até o ambiente familiar. 

Aprendizado filosófico 

As aulas vão além da mesmice e também abordam sobre a filosofia e sociologia por trás das crenças que conhecemos. Os princípios de moralidade e ética surgem em pauta e ampliam discussões construtivas como maneira de reflexão. Sendo assim, os estudantes absorvem como ser pessoas melhores e podem colocar em prática em sua vida escolar e pessoal. 

Vários filósofos falam sobre a influência e os privilégios de conhecer o diferente. Dalai Lama diz que ““Mesmo que tenham filosofias diferentes, as religiões defendem valores semelhantes para a conduta ética e trazem a mesma mensagem de amor, compaixão e perdão.”

E aí, conhece alguém que tem dúvidas sobre a religião na educação básica e precisa ler esse blog? Se sim, não esqueça de enviar para que não haja nenhuma incerteza sobre o assunto!

Os comentários estão desativados.

Veja também