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Conheça 7 grandes nomes do empreendedorismo feminino

Empreender é como pular de paraquedas, especialmente o empreendedorismo feminino. Você precisa juntar a coragem necessária para dar aquele pulo no vazio e fechar os olhos desejando que tudo dê certo. Também é importante estar preparado e saber as técnicas de segurança. Assim, quando você finalmente chegar na terra e descobrir que ainda está inteiro, vai experimentar uma onda de adrenalina e felicidade.

Essa experiência foi vivenciada por muitas empresárias no Brasil e no mundo. Por iniciativa própria, elas decidiram seguir seu caminho e realizar ações ou idealizar novos métodos para desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, reunimos a história de 7 mulheres que começaram seu negócio do zero e se tornaram grandes nomes do empreendedorismo feminino. Confira!

1. Paola Carosella – Restaurante Arturito e La Guapa

Quando concluiu o ensino médio, a argentina Paola Carosella não se identificava com nenhuma das carreiras apresentadas a ela, visto que a carreira gastronômica ainda não era conhecida há 25 anos.

Começou então a cozinhar, trabalhou em alguns restaurantes e se tornou chef de cozinha. Após mais de dez anos trabalhando para outras pessoas, em 2003 decidiu abrir seu próprio restaurante chamado Julia Cocina, que fechou depois de algum tempo por conta de uma sociedade que não estava funcionando. 

Mas ela não desistiu e anos depois inaugurou o restaurante Arturito, em 2008, e o café La Guapa, em 2014, sendo ele sucessos até hoje. Inclusive, o Arturito é um clássico mediterrâneo e um dos restaurantes mais premiados de São Paulo, reconhecido pela qualidade de sua gastronomia. 

2. Ana Meneguini – Introduce to Market (ITM) 

Pós-graduada em Marketing pela FGV, com mais de 20 anos de experiência em Branding, Growth, trade marketing, vendas, comunicação interna e institucional, Ana Meneguini é uma empreendedora nata que fundou o Introduce to Market (ITM) em 1996. O ITM é um tipo de consultoria estratégica que pensa Branding, Comunicação Institucional e Cultura Corporativa a partir do olhar de negócios e do pragmatismo dos resultados. 

Além disso, Ana também é mentora do movimento DPE (Delas, para Elas) e de outras iniciativas que visam fomentar a liderança e o empreendedorismo feminino. Conforme a biografia no site da ITM, ela acredita na possibilidade de impactar a economia de forma positiva através das marcas, sua cultura e seus produtos, criando soluções de valor real para empreendedores, clientes e a sociedade.

3. Ana Lúcia Fontes – Rede Mulher Empreendedora

Fundadora do Instituto Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes é uma das mais influentes do Brasil no mundo dos negócios. Sua iniciativa ajuda outras mulheres a criarem seus próprios negócios, obtendo a autonomia. 

Ana decidiu começar a empreender quando percebeu almejar mais compatibilidade entre a vida profissional e a maternidade, o que é difícil sendo funcionária de grandes empresas. 

Ao perceber que esse problema não era exclusivo de sua realidade, decidiu ajudar outras mulheres e finalmente a empresária começou a explorar a educação empresarial feminina. Atualmente, o programa ajuda cerca de 270 mil empreendedoras em todo o Brasil.

4. Dani Junco – B2Mamy  

Dani Junco é CEO e fundadora da SocialTech B2Mamy. A empresa conecta mães e mulheres em comunidade, visando torná-las grandes líderes e livres economicamente por meio de educação, empregabilidade e pertencimento. Pós-graduada em Marketing, Estratégia e Gestão de Dados, entende do ramo da comunicação e utiliza isso para fortalecer seu negócio.

Quando se fala em inovação e maternidade, Dani Junco é um dos principais nomes do país. Ao se tornar mãe, assim como Ana Lúcia já citada em nosso blog, descobriu que muitas mulheres tinham que escolher entre ser mãe ou ser uma líder. Ela trilhou um novo caminho escolhendo os dois, e desde então tem se destacado.   

Em estudo realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME), 55% das mulheres empreendedoras do Brasil têm filhos e cerca de 75% delas decidiram abrir o próprio negócio após se tornarem mães. Essa atitude é apoiada, entre outros, pela B2Mamy, que ensina outras mães que desejam empreender a trilharem o mesmo caminho que Dani escolheu.   

5. Leila Velez e Zica Assis – Instituto Beleza Natural

Leia Velez, ex-atendente de uma rede de lanchonetes, e Zica Assis, ex-babá e faxineira, se uniram em um propósito em comum de aumentar a autoestima. Criaram um produto para cabelos cacheados, e juntas deram início ao Salão Beleza Natural. 

O Instituto Beleza Natural é a maior rede especializada em cabelos crespos e cacheados do Brasil na atualidade. Sendo que opera com 40 unidades em funcionamento e uma fábrica de cosméticos. Além disso, está em um movimento de expansão que começou com a abertura da primeira unidade em Nova York, nos Estados Unidos. 

6. Juliana Mansur – Undertop

Fundadora da marca feminina de luxo, Undertop, Juliana Mansur é exemplo inspirador no empreendedorismo feminino. Em 2002 era dona de uma pequena confecção e ganhava a vida produzindo peças para outras marcas. 

Decidiu então fechar a empresa e após 16 anos resolveu começar a empreender. Ela percebeu a necessidade por peças específicas de roupas femininas. Fundou então a Undertop, especializada em bodies e tops. Começou vendendo no Instagram, e com 5 modelos a marca fez tanto sucesso que em apenas três anos fatura com e-commerce. Agora já possui uma loja em um dos shoppings mais sofisticados de São Paulo. 

7. Mary Kay Ash – Mary Kay

Mary é um exemplo de mulher que teve de assumir uma posição de sustento da família durante a Segunda Guerra Mundial. Com apenas 5 mil dólares, Mary Ash lançou sua empresa em 1963, e a marca está no mercado mundial com diversos produtos que em sua maioria são para o público feminino.

Ela construiu uma reputação consolidada e uma imagem reconhecida por muitos (como os famosos carros rosas da Mary Kay). Além disso, durante sua carreira, a empreendedora recebeu prêmios como “25 Mulheres Mais Influentes da América” pelo The World Almanac e Book of Facts e “A Mulher de Negócios mais Marcante do século XX” pela Televisão Lifetime.

Empreender significa arriscar, realizar projetos, superar as dificuldades e encontrar soluções. Para muitas mulheres, isso representa ter domínio sobre a própria vida e conquistar uma independência financeira. 

Se você tem vontade de, assim como essas mulheres apresentadas, ter um grande nome no empreendedorismo feminino e assim conquistar sua liberdade financeira, mas não sabe por onde começar, estude. Esse é um ótimo caminho! Aprenda a administrar negócios e saiba como os negócios podem mudar a vida de alguém.

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