Blog do UNASP

EAD é o futuro da educação?

A internet cresceu, as tecnologias inovaram e o mundo se adaptou a essa realidade de diversas maneiras. Se fala muito sobre a automatização de fábricas, inteligência artificial e muitos outros pontos que foram possíveis devido a esses avanços. Mas uma área que também se beneficia muito dessa realidade é a educação.

Com o avanço da internet, uma nova modalidade de ensino pode ser instalada: o EAD. Esse método agradou tanto que o Censo da Educação Superior em 2021 apontou que mais de 3,7 milhões de alunos estavam matriculados em cursos EAD e, hoje, isso só tende a aumentar. 

Mas, por que existem tantos adeptos a essa nova forma de ensino? Abaixo você confere alguns dos “porquês” do EAD ser o futuro da educação! Boa leitura!

Inovação

Como já dito, as novas tecnologias representam avanços para diversas áreas e tem se provado como um facilitador de muitas maneiras. Então, por que não usar desse conhecimento para melhorar também a educação? 

O seu pensamento pode ser de que ainda é um desafio o ensino EAD, mas o que você deixa passar é que os avanços tecnológicos permitem maior dinamismo quando o assunto é educação. Associar tecnologias ao ensino é uma forma de ter contato com a realidade do nosso mundo desde o curso, porque ele só tende a se tornar mais tecnológico. Além disso, é preciso acompanhar as novas tendências e as mudanças do mercado de trabalho

Praticidade

O ensino EAD pode ser uma ótima opção para quem se vê preso em uma realidade em que a faculdade não está nos planos, seja pela distância ou até mesmo tempo. Isso porque, para ter acesso às aulas, nesse método, tudo o que você precisa é de um aparelho (seja um celular, tablet ou computador) conectado à internet.

Simples assim, você tem acesso a sua plataforma de ensino e o melhor é que você faz o seu próprio horário, na maioria das vezes. Como as aulas são gravadas, você pode organizar sua rotina de estudos, separar um tempo do dia para se dedicar a isso, ou até mesmo se adiantar no conteúdo enquanto faz alguma tarefa. 

Economia

Esse ponto talvez seja o que mais te chamou atenção e ele é muito real. As mensalidades do curso EAD, na maioria das vezes, são menores do que a de um curso presencial, além disso, por poder estudar em qualquer lugar, também não vai existir o gasto com transporte ou passagens. 

Mas caso ainda seja um valor muito alto, sempre é possível se aplicar para os processos de bolsa ou desconto. Em muitas faculdades você consegue desconto pela nota do ENEM, evitando diversas burocracias. Vale a pena dar uma pesquisada nisso. 

Variedade

Através do EAD você tem contato com uma variedade enorme de cursos. Cursos simples, cursos mais avançados, cursos comuns, cursos que você nem sabia que existiam, cursos de longa duração e cursos mais rápidos. Navegando pelas plataformas você com certeza vai achar um que te agrada. 

Além disso, é uma ótima opção para quem pretende fazer uma segunda faculdade. A praticidade e a diversidade de cursos permitem que você se aprofunde em diversos temas, mas sempre de forma organizada e otimizando o tempo. 

Esses são só alguns motivos de porquê o EAD caminha para ser a educação do futuro. Claro que não podemos esquecer a importância da sala de aula, mas se ela não for uma opção para você, o EAD com certeza vai ser. 

Se você se identificou com o método de ensino e não vê a hora de otimizar seus estudos, comece a pesquisar plataformas, como ensino EAD do UNASP, e confira diversas oportunidades. Não perca a chance de investir no seu futuro. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com todo mundo que precisa saber mais sobre o ensino EAD.

Os comentários estão desativados.

Veja também