Blog do UNASP

Novo ano de estudos: como se organizar?

Com a chegada de um ano novo, muitas pessoas traçam novas metas, esse cenário não é diferente para os estudantes. Afinal, uma nova fase da vida representa uma excelente oportunidade para cultivar práticas inovadoras e reestruturar a rotina.

Diante de uma extensa lista de compromissos, que abrange estudos, trabalho e manutenção de uma vida saudável, é comum não conseguir administrar a rotina da maneira desejada.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo! Vou te dar algumas dicas para melhorar a organização dos seus estudos. Continue lendo para conferir a lista completa!

Defina seus objetivos

Think Give Up GIF by Boomerang Official - Find & Share on GIPHY

Antes de mergulhar de cabeça em mais um ano repleto de desafios acadêmicos, traçar metas é indispensável, pois é impossível alcançar algo sem ter um objetivo claramente delineado. Nesse contexto, algumas perguntas-chave podem te auxiliar:

  1. Qual é o seu principal objetivo para este novo ano acadêmico?
  2. Em que área específica ou disciplina você deseja focar seus esforços de estudo?
  3. Quais são os desafios que você enfrentou no último ano acadêmico e como melhorar seu desempenho neste ano?

Ao refletir sobre esses aspectos, é possível criar metas de estudo mais direcionadas e alcançáveis para este ano. Afinal, o primeiro passo para o sucesso está em saber exatamente para onde você deseja ir!

Planeje sua rotina

Jimmy Fallon Writing GIF by The Tonight Show Starring Jimmy Fallon - Find & Share on GIPHY

Após definir as metas, é hora de colocá-las em prática! Pensar na rotina é a forma ideal de fazer isso acontecer. Mas encontrar o equilíbrio entre estudos, trabalho e lazer pode ser uma tarefa desafiadora.

Para conseguir uma organização eficaz, tenha em mente como será o seu dia. Isso permitirá que você planeje sua rotina, definindo qual tempo será do trabalho, dos estudos e momentos de lazer e diversão.

Lembre-se de aproveitar cada momento, evitando desperdiçar tempo com atividades que não contribuam para a realização de suas metas. Fazer testes de rotina é uma sugestão para identificar qual opção melhor se adapta à sua realidade.

Organize o ambiente de estudo

Hogar&ando GIF - Find & Share on GIPHY

Dedicar um espaço específico para os estudos pode parecer um simples detalhe, mas já parou pra pensar que será nesse ambiente que você passará boa parte do seu ano? 

Por isso, reserve um local especial em sua casa e o mantenha organizado, com todos os recursos necessários para sustentar uma rotina de estudos eficaz. Afinal, reconhecer a importância desse ambiente proporciona uma atmosfera ideal ao alcance de seus objetivos. 

Afaste-se das distrações

Angry Rocket League GIF by G2 Esports - Find & Share on GIPHY

Quando nos deparamos com uma lista extensa de tarefas, é comum ter dificuldades em ser produtivos e acabar caindo no hábito da procrastinação. Por isso, evitar distrações pode ajudar nessa difícil tarefa, que é a gestão do tempo.

Isso inclui ter um ambiente propício para os estudos e implementar estratégias práticas para a manutenção do foco. Alguns exemplos são: desativar as notificações do celular, estabelecer limites de tempo para o uso das redes sociais, entre outros. Essas práticas contribuem para manter o foco e a produtividade diante das diversas demandas cotidianas.

Cuide da sua saúde

Sesame Street Workout GIF by Muppet Wiki - Find & Share on GIPHY

Além dos momentos de estudos, é essencial incorporar à rotina momentos de lazer e autocuidado, evitando assim a exaustão. Por isso, durma o suficiente, tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos e tenha momentos de lazer. Tudo isso garante o equilíbrio, além de promover motivação na hora de estudar.

Sem dúvida, ao seguir essas orientações sobre organização dos estudos, rotina e definição de metas, será mais fácil gerenciar todas as áreas da sua vida. Siga todas elas e tenha um novo ano de estudos de sucesso! 

E se você estuda na modalidade EAD confira outro texto que explica como se organizar estudando a distância!

Os comentários estão desativados.

Veja também