Blog do UNASP

O passo a passo para construir um portfólio de sucesso

Construir um portfólio é um caminho interessante se você quer mostrar seus projetos de forma organizada e profissional. Seja para apresentar aos seus clientes ou para encontrar novas oportunidades de trabalho, um portfólio forte e bem construído pode fazer toda a diferença. Até porque, ele é essencial para destacar suas habilidades e conquistar novas oportunidades! Mas… por onde começar? 

Iniciar um documento como esse pode ser um processo desafiador e intimidante. Por isso, vamos ver o que deve ser feito para construir um portfólio de sucesso, que realmente represente quem você é e o que você pode fazer.

Neste artigo, vamos trazer o passo a passo para fazer um portfólio, além de dicas para quem está começando. Confira como chegar a um resultado brilhante ao construir o seu! 

Confira o passo a passo para fazer seu portfólio

Se você está em dúvida, traremos a ordem correta. Acompanhe!

Defina o seu objetivo

Antes de começar, defina qual é o seu objetivo. O que você quer alcançar com seu portfólio? Você quer atrair novos clientes? Conseguir um novo emprego? Mostrar seu trabalho para outros profissionais da sua área? Definir o objetivo irá ajudá-lo a direcionar seu foco nesse documento e torná-lo mais eficiente.

Escolha o formato

Existem diversos formatos de portfólio, desde o tradicional em papel até o digital. Por isso, a escolha do formato irá depender do seu objetivo e do tipo de trabalho que você realiza. Nessa etapa, é importante escolher a plataforma que você usará para colocar seus projetos. Alguns exemplos de plataformas gratuitas são: Adobe Portfolio; Behance; Wix; Medium; Kawek e Ello. 

Selecione seus melhores trabalhos

Agora é hora de selecionar os trabalhos que farão parte do seu portfólio. Sendo assim, escolha aqueles que mais representam sua forma de trabalhar. Lembre-se: é importante que os trabalhos escolhidos sejam coerentes e tenham uma linha narrativa, para torná-los mais atrativos. 

Organize seus trabalhos

A organização é fundamental para ser eficiente. Para isso, organize seus trabalhos em categorias, de forma que seja fácil para o espectador encontrar o que procura. Por exemplo, se você trabalha com design gráfico, pode organizar seus trabalhos por tipo de projeto (logotipos, identidade visual, materiais impressos, etc.).

Adicione um resumo sobre você no portfólio

Adicione um breve resumo sobre você e sua carreira. Portanto, fale sobre suas habilidades, suas experiências e sua formação, pois isso ajuda a contextualizar seu trabalho e dar credibilidade ao seu conteúdo e palavras!

Mantenha seu portfólio atualizado

Por fim, é importante manter seu portfólio atualizado. Para isso, adicione novos trabalhos e retire aqueles que não são mais relevantes. Afinal, o documento atualizado mostra que você está sempre em busca de novos desafios e que está em constante evolução.

Saiba como começar do zero

Se você leu até aqui e ainda não sabe o que colocar no seu portfólio, não se desespere. Também preparamos dicas para quem está começando agora. Aqui estão algumas ações que podem ser tomadas para começar a desenvolver seu portfólio:

Projetos pessoais: uma boa maneira de começar a desenvolver seu portfólio é criando projetos para você. Imagine resultados que você gostaria de ter ou em áreas que gostaria de explorar e comece a trabalhar neles!

Trabalhos acadêmicos: se você está na universidade, trabalhos acadêmicos podem ser uma boa adição ao seu portfólio. Pense que trabalhos que demonstram habilidades relevantes para a sua área de atuação são uma boa opção. Logo, não diminua o que você faz na faculdade.

Estágios e trabalhos voluntários: Procurar oportunidades de estágios e trabalhos voluntários é uma ótima maneira de ganhar experiência e registrar! Afinal, a prática garante o sucesso.

Neste texto, explicamos o que você deve fazer para construir um portfólio de sucesso. Isso porque, esse documento é fundamental para conquistar oportunidades boas no mercado de trabalho e crescer profissionalmente.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem sobre este tema!

Os comentários estão desativados.

Veja também