Blog do UNASP

Por que se comemora o Dia da Poesia?

Você se considera uma pessoa poética? Daquelas que adoram um livro de poesias ou que viajam nos versos sonoros que uma poesia pode ter? Se sim, isso é ótimo! A poesia nos ajuda a alcançar a nossa criatividade e, além disso, nos beneficia com o hábito de leitura. Sabia até que existe um dia separado somente para lembrar de como a poesia é importante? 

Se você é aquela pessoa que adora uma leitura poética e tem até interesse em estudar mais sobre o tópico, continue lendo porque eu vou te contar mais sobre!

Como surgiu o Dia da Poesia? 

O Dia Mundial da Poesia instituído em 16 de novembro de 1999 na 30ª Conferência Geral da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, é celebrado em 21 de março.

A iniciativa teve o intuito de apoiar a diversidade linguística e oferecer a oportunidade de serem visibilizados. Isso porque, a poesia é uma manifestação literária aberta à diversidade, livre para criação de ideias, criatividade, inovação formal e variedade temática.

Anteriormente era comemorado o dia da poesia no dia 14 de março no Brasil. Isso acontecia como uma homenagem a Castro Alves. Afinal, ele foi um grande poeta brasileiro com uma história de lutas por causas nobres e pela Abolição da Escravidão.

No entanto, a partir de 2015, foi sancionada a lei 13.131. Depois disso, ela mudou a data para o dia 31 de outubro, homenageando Carlos Drummond de Andrade. Nesse caso, sendo ele um dos maiores nomes da poesia brasileira, com poesias de questionamento em torno da existência humana. 

A data tem a intenção de exaltar a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas combinadas com a subjetividade do poeta. Logo, que se abre à experiência subjetiva de seus leitores. Portanto, ela também pode ampliar seu conhecimento de mundo com base nas experiências poetizadas. 

Quais são os poetas brasileiros mais conhecidos?

Castro Alves  

Ele foi um dos maiores poetas românticos brasileiros. Um de seus mais famosos poemas foi o poema “Navio Negreiro”. No texto, ele relatava sobre as condições de sofrimento durante o transporte dos escravos. Além disso, contava detalhes de suas vidas, manifestando sua opinião contra esses atos de maus tratos e abusos.

Gonçalves dias

Já Gonçalves Dias é considerado um dos melhores poetas líricos da literatura brasileira. Ele deu romantismo à temática índio e uma feição nacional à sua literatura. O seu poema “Canção do exílio” é um dos mais famosos da literatura nacional. Seus versos estão presentes até mesmo no Hino Nacional Brasileiro, nos versos: “Nossos bosques têm mais vida,/ Nossa vida mais amores”.

Carlos Drummond de Andrade

Drummond fez parte da segunda geração do modernismo brasileiro. Escreveu poemas compostos por versos livres, com questões existenciais, passando por temas cotidianos, familiares e políticos, unindo sempre com movimentos tradicionais e contemporâneos de sua época. Seu poema mais conhecido é “No Meio do Caminho”.

Uau! Agora você aprendeu sobre o dia da poesia. Mais que isso, o tanto de cultura que existe nas poesias. 

Então, depois de comemorar o Dia da Poesia, ficou com vontade de se aprofundar um pouco mais sobre o assunto? Você pode fazer isso por meio de cursos que estão ligados à escrita poética, como Letras, Tradutor e Intérprete, e Jornalismo

Gostou desse conteúdo? Você já sabia que existia um dia da Poesia? Compartilhe com seus amigos que precisam saber disso também!

Os comentários estão desativados.

Veja também