Agrogeotecnologias

Engenharias | Campus

Curso/Área

Engenharias

Líder

Drª Camila da Silva Dourado

Ano de formação

2020

Integrantes:

Contato:

camila.dourado@unasp.edu.br

Linhas de Pesquisa: Geotecnologias aplicadas ao monitoramento de áreas agrícolas (Esta linha de pesquisa abarca projetos que buscam o desenvolvimento de técnicas e metodologias para análise, tratamento e gestão da variabilidade espacial e temporal de áreas agrícola; mapeamento da dinâmica de uso mudança da terra; sistema de informação geográfica e geoprocessamento para o monitoramento de áreas agrícolas; uso do sensoriamento remoto na avaliação da aptidão de culturas, produtividade e sustentabilidade da produção agrícola).

Modelagem ambiental empregando geotecnologias (Os projetos relacionados a essa linha de pesquisa envolvem temas relacionados: à aplicação de técnicas de avaliação de impactos ambientais de processos produtivos e o desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental; uso de geotecnologias para mapeamento e planejamento do uso da terra; monitoramento de áreas de preservação permanente; manejo e conservação ambiental).

Planejamento e gerenciamento de bacias hidrográficas (Esta linha de pesquisa contempla estudos sobre gerenciamento dos recursos hídricos; desenvolvimento e aplicação de geotecnologias para identificação e análise dos aspectos morfofisiográficos da bacia hidrográfica, a quantidade e tempo da infiltração e escoamento das águas das chuvas, que são essenciais para inferir sobre a possibilidade de ocorrência de enchentes e inundações rápidas e acentuadas na região. Além de projetos sobre o uso da terra, juntamente com ações de incentivo a preservação de áreas de vegetação natural e implementação de medidas de prevenção à erosão são importantes para garantir a disponibilidade hídrica nos mananciais e a segurança hídrica da população).

Estudo da climatologia e eventos extremos na agricultura (As atividades agrícolas estão expostas às variações dos elementos climáticos. A precipitação e a temperatura podem apresentar grande variabilidade, o que reduz a produtividade agrícola. Diante disso, esta linha de pesquisa contempla projetos que desenvolvam técnicas e metodologias para analisar informações sobre o comportamento e a frequência de ocorrência dos fenômenos climáticos determinantes para o setor agrícola; análise de séries históricas de dados climáticos; desenvolvimento de soluções tecnológicas para análise e monitoramento de desastres naturais, vislumbrando a redução de impactos severos na produção).

Tecnologia e segurança alimentar na agricultura familiar (Esta linha de pesquisa contempla estudos socioeconômicos e ambientais na ótica da sustentabilidade da agricultura em suas diferentes dimensões. Busca o desenvolvimento de tecnologias que atendam as demandas do pequeno agricultor, com olhares voltados à agricultura familiar, incluindo assentamentos rurais e outras comunidades do mundo rural. Os projetos envolvem temas relacionados às questões de estratégias sobre a agroecologia, produção orgânica e segurança alimentar).