O Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde é aprovado pela CAPES e teve sua recomendação em 22 de março de 2012, com as atividades sendo iniciadas no dia 03 de março do ano seguinte. Na PORTARIA No – 601, DE 9 DE JULHO DE 2013, o curso foi reconhecido inicialmente com nota três. Na última avaliação da CAPES, referente ao quadriênio de 2017 a 2020, o curso foi avaliado com a nota quatro. (Confira aqui)
Em 2019, o curso iniciou sua Comissão de Autoavaliação, que tem feito processos de avaliação com o corpo técnico-administrativo, docentes e discentes, bem como os egressos e membros da comunidade a fim de que as ações sejam revistas e direcionadas, visando melhor desempenho do programa e atingir a sintonia com as diretrizes preconizadas pela área interdisciplinar da CAPES.
O Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP tem como área de concentração a Promoção da Saúde e possui duas linhas de pesquisa: “Qualidade e estilo de vida na promoção da Saúde” e “Socioambiental: determinantes sociais da saúde”.
Por ter caráter interdisciplinar, o curso tem como público-alvo os profissionais graduados de todas as áreas que tenham interesse na promoção da saúde.
O tempo para obtenção da titulação no Curso de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde é de 18 meses, no mínimo, e 24 meses, no máximo, considerando-se este o decurso máximo para a defesa pública do Trabalho Final de Mestrado.
Por tratar-se de um curso de Mestrado Profissional, deve estar em consonância com as principais demandas do mercado de trabalho e do meio acadêmico, exigentes de um perfil profissional, capaz de trabalhar de forma eficiente, efetiva e adequada ao campo, com alto nível de qualificação.
Objetivo geral do programa:
1 – Formar profissionais qualificados, científica e tecnologicamente, para a condução de intervenções baseadas em evidências científicas, na área de estilo de vida e promoção da saúde.
Objetivos específicos:
1 – Incentivar a produção científica e tecnológica na área de estilo de vida e promoção da saúde;
2 – Contribuir para a melhoria do trabalho profissional interdisciplinar e integrado;
3 – Capacitar profissionais para a análise crítica de suas práticas diárias, visando as necessidades nacionais e regionais de saúde;
4 – Ampliar as perspectivas de atuação inovadora e desempenho do profissional no âmbito das ações de promoção da saúde.
Em relação ao perfil esperado do egresso, espera-se que este esteja qualificado para atuação multiprofissional e interdisciplinar na área da promoção da saúde, com capacidade de desenvolver práticas inovadoras relacionadas à qualidade e estilo de vida na promoção da saúde, baseadas em evidências científicas.
Em consonância com o documento CompHP Core Competencies for Health Promotion (Dempsey, C., Battel-Kirk, B., Barry, M. M. 2011) também se recomenda que o aluno egresso construa as seguintes competências científicas e/ou profissionais: ativar/produzir mudanças, advocacia em saúde, construção de parcerias, comunicação, liderança, diagnóstico (avaliação de necessidades), planejamento, implementação, avaliação e pesquisa.
Por ter caráter interdisciplinar, o curso tem como público-alvo os profissionais graduados de todas as áreas que tenham interesse na promoção da saúde.
A seleção de alunos é feita anualmente por meio de avaliação de inglês instrumental, entrevista e análise de currículo. A cada processo seletivo são ofertadas vinte vagas.
É permitida a entrada de alunos especiais no programa, mediante entrevista com a coordenação do curso. O aluno especial é todo aquele inscrito para cursar disciplinas isoladas mediante a disponibilidade de vagas. No entanto, não estabelece vínculo efetivo com o curso. Para vincular-se ao curso, o aluno especial precisa ser aprovado no processo seletivo e, após a sua aprovação matricular-se como aluno regular. Posteriormente, poderá requerer o aproveitamento dos créditos obtidos como aluno especial, de acordo com as normas específicas do regimento do programa.
WhatsApp 0800 948 0048