| Campus EAD
Curso/Área
Líder
Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti
Ano de formação
2015
Integrantes:
Contato:
andrea.filatro@ucb.org.br
O grupo de pesquisa “Inovação e Design em Educação ” tem por objetivo analisar a fundamentação teórica, os processos, os produtos e as pessoas envolvidos na interface entre design e educação, a fim de identificar correlações e distinções e derivar princípios gerais que possam aprimorar a aplicação dessas contribuições para a educação a distância e a educação apoiada por tecnologias.
Concebido e inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq) em 2015, o grupo está alocado no Campus Virtual UNASP e conta com a participação de professores e alunos dedicados aos campos de design instrucional centrado no ser humano, design thinking, web design, design da experiência educacional e outras vertentes do design relacionadas à educação.
O design instrucional (DI) centrado no ser humano é uma metodologia de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação de soluções educacionais que coloca o aluno no centro do processo e considera os fatores contextuais envolvidos no ensino-aprendizagem.
O Design Thinking (DT) é conhecido em empresas, organizações e instituições como uma abordagem de criatividade e inovação. Nos últimos anos, tem sido adotado no campo educacional com essa mesma característica. O grupo pesquisa investiga o design thinking e suas contribuições para a educação presencial, a distância e corporativa.
A gamificação é, em linhas gerais, a utilização de recursos de jogos (games) em situações que não são jogos. Em educação, é utilizada para incentivar o engajamento dos alunos, por meio de recursos como missões e desafios, competição entre pares ou grupos, pequenas conquistas, feedbacks imediatos, narrativas, mistérios e roleplaying, entre outros.
O grupo de pesquisa pode ser convidado a ministrar palestras, workshops e cursos sobre Inovação em design instrucional, design thinking na educação, metodologias ativas de aprendizagem dentre outros.
Tais ações tem o objetivo de apresentar um tema específico, capacitar equipes para que atuem em projetos educacionais, orientar equipes sobre processos e metodologias que articulam o design e a educação e engajar grupos de trabalho a alcançar os objetivos propostos.
Adoção de estratégias e técnicas do design instrucional e design thinking para desenvolvimento de projetos em ambientes escolares e profissionais. Tais estratégias podem ser adotadas para solucionar problemas, inovar ou, até mesmo, como metodologia de ensino-aprendizagem na educação acadêmica e corporativa.
As abordagens e metodologias adotadas consideram, de forma sistêmica, as etapas do desenvolvimento de um projeto que ocorre desde a investigação de um contexto específico, a identificação de um problema, o planejamento de ações, a proposição de soluções até a implementação e institucionalização das mudanças concebidas.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
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