O QUE É RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA?

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa do Ministério da Educação vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por IES contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

A Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e busca conduzir ao aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso.

Com essa imersão, o licenciando (residente) deverá participar do cotidiano da escola-campo por meio da observação, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, dentre outras atividades, sempre acompanhado por um professor (preceptor) da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientado por um docente (docente-orientador) da sua Instituição Formadora.

[vc_text_paragraph]

OBJETIVOS

I – Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;

II – Contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;

III – Estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;

IV – Valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional;

V – Induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.[/vc_text_paragraph]

O UNASP, juntamente com IES de todo o país, passam por processo seletivo no qual apresentam um Projeto Institucional articulado com subprojetos organizados por áreas do conhecimento, vinculados aos cursos de licenciatura. O projeto institucional e subprojetos são submetidos à análise de mérito e de pontuação de acordo com suas propostas e os currículos dos docentes e relevância dos projetos apresentados. Os melhores projetos são selecionados pela Capes para participação no programa.

O PRP é desenvolvido em regime de colaboração entre a IES, as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Assim, cada IES participante deverá desenvolver seu Projeto Institucional em estreita articulação com a proposta pedagógica das redes de ensino que receberão os seus licenciandos.

O UNASP tem participado ativamente do PRP desde a primeira edição em 2018, por meio dos cursos de Pedagogia, História, Música, Educação Física, Letras, Matemática, Biologia dos campi São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho.

O programa oferece aos bolsistas que estão na segunda metade do curso a oportunidade de imersão no cotidiano da escola pública com o objetivo de conhecerem sua realidade e vivenciarem aspectos teórico-práticos relacionados ao fazer docente. Com isso, é possível aprimorarem suas habilidades e competências no processo de formação para o desempenho da profissão no futuro.

Poderá concorrer à bolsa discente o licenciando com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenha cursado o mínimo de 50% do curso ou que esteja cursando a partir do 5° período e o professor da educação básica que esteja em sala de aula em componente curricular correspondente à habilitação concedida pelo curso que compõe o subprojeto. Após ser selecionado para o Programa de Residência Pedagógica, o discente (residente) receberá bolsa no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) e o professor da educação básica (preceptor) o valor de R$765,00 (quatrocentos e sessenta e cinco reais) por um período de 18 meses, enquanto estiver atuando no programa.

E-mail: residenciapedagogica@unasp.edu.br